Política

Desembargador aposentado santista será secretário estadual de Justiça

21/12/2022
Cláudio Rossi/Divulgação

Fábio Prieto foi presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e hoje atua como advogado e parecerista

O desembargador federal aposentado Fábio Prieto de Souza será o secretário estadual de Justiça a partir de 1º de janeiro de 2023. Natural de Santos, ele foi presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e atualmente atua como advogado e parecerista.

Integrantes da equipe de transição explicam que a escolha de Fábio Prieto para o cargo se explica principalmente em função das privatizações que o governador eleito, Tarcísio Gomes de Freitas, pretende fazer em sua gestão, e acredita que o desembargador aposentado tem boa interlocução nos tribunais de São Paulo e de Brasília.

Em março, Prieto tornou-se sócio do escritório Velloza Advogados, sendo responsável pela área de Consultoria e Contencioso Estratégicos. Em abril, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para integrar a Comissão de Ética Pública (CEP).

Formado pela UniSantos, o futuro secretário tem 61 anos, tendo atuado no TRF-3 durante 23 anos, do qual foi presidente no biênio 2014-2016; conselheiro do Conselho da Justiça Federal (CJF), entre 2014 e 2016; juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP); e promotor de Justiça entre 1986 e 1991.

 

Novos nomes na equipe de Tarcísio

O governador eleito vai anunciar o novo secretário de Justiça e outros integrantes do primeiro escalão de seu governo nesta quarta-feira (21). Até o momento, já foram confirmados os seguintes nomes:

Governo: Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD

Casa Civil: Arthur Lima, advogado, ex-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e ex-colega de Tarcísio na Aman

Fazenda: Samuel Kinoshita, economista e ex-assessor especial do Ministério da Economia

Comunicação: Lais Vita, assessora de imprensa de Tarcísio

Assuntos Internacionais: Lucas Ferraz, ex-assessor da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia

Controladoria-Geral do Estado: Wagner Rosário, ex-controlador-geral da União

Educação: Renato Feder, empresário e secretário da Educação do Paraná

Gestão e Governo Digital: Caio Paes de Andrade, atual presidente da Petrobras e ex-presidente do Serviço de Processamento de Dados (Serpro)

Infraestrutura, Transportes e Meio Ambiente: Natalia Resende, procuradora federal que auxiliou Tarcísio na Infraestrutura com concessões, privatizações e Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Parcerias e Investimentos: Rafael Benini, ex-diretor da Empresa de Planejamento e Logística do Ministério da Infraestrutura

Saúde: Eleuses Paiva, ex-deputado federal e professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Segurança Pública: Guilherme Derrite, deputado federal (PL-SP) e ex-oficial das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar

Turismo: Roberto de Lucena (Republicanos), deputado federal e pastor evangélico

 

 

LEIA TAMBÉM:

Tarcísio precisará ser equilibrista para governar