No programa “Debate na Redação” de hoje (30/04) os participantes discutiram a recente multa aplicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no valor de R$250 mil, devido à postagem impulsionada contra Jair Bolsonaro.
Durante a entrevista o convidado e advogado, Rodrigo Julião, abordou de maneira crítica, destacando a natureza simbólica dessa condenação em relação à efetividade prática. O debate girou em torno da pertinência temporal da multa, questionando por que ela só foi aplicada agora, considerando as acusações que surgiram durante a campanha eleitoral.
O participante expressou sua opinião sobre a postura agressiva de Lula em relação a Bolsonaro na época da campanha e como isso culminou na multa expressiva determinada pelo TSE. Entretanto, enfatizou que essa condenação parece mais simbólica do que com impacto direto no exercício da presidência por parte de Lula.
Além disso, os participantes também levantaram um questionamento sobre a parcialidade do TSE, que já multou tanto o Atual presidente, quanto o Bolsonaro. No entanto, quando relacionados a xingamentos específicos, Lula não foi condenado por chamar Bolsonaro de genocida, já Bolsonaro foi por chamar Lula de ladrão.
Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla, o Orla Play, no link: