No programa “Debate na Redação” de hoje (24/04) os participantes discutiram sobre o arquivamento do processo de Bolsonaro por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Ele concluiu que Bolsonaro não prejudicou a investigação ao dormir na embaixada da Hungria em Brasília, pois não havia indícios concretos de que ele planejava pedir exílio.
Por outro lado, Alexandre de Moraes solicitou uma investigação mais aprofundada sobre a falsificação dos cartões de vacinação de Bolsonaro. Essa decisão veio após um pedido de Paulo Gonet, da PGR, e agora Moraes deseja saber se Bolsonaro e sua comitiva apresentaram algum cartão falso ao entrar nos Estados Unidos.
Na entrevista realizada por Altair Di Marco, Edison Carpentieri e Matheus Vieira, o convidado e advogado Anderson Souza deixou sua opinião em relação ao arquivamento do processo de Bolsonaro, houve críticas a Alexandre de Moraes, com comparações feitas ao comportamento de Daniel Silveira ao se refugiar na Câmara dos Deputados diante de ameaças de prisão vindas do ministro. Mostrando a diferença da postura atual com Bolsonaro, atitude que foi interpretada como um sinal de ceder à pressão e ao medo, especialmente após eventos como a ameaça à Sara Winter e a pressão constante das redes sociais.
Além disso, o advogado discutiu sobre a importância dos brasileiros deixarem de se basear apenas em redes sociais para formar suas opiniões. Foi questionado o peso dado às opiniões de pessoas que nem conhecem o Brasil, especialmente quando motivadas por interesses comerciais. Também foi mencionada a contradição de Elon Musk ao afirmar que no Brasil não existe liberdade de expressão, destacando a necessidade de se orientar pelo próprio pensamento.
Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla, o Orla Play, no link: