Adesivos
O adesivo é uma das aplicações mais fáceis para dar a repaginada. No quarto da criança, a técnica pode disfarçar pequenas imperfeições ocasionadas por batidas nas paredes. Já na cozinha, podem ser utilizados os “adesivos de azulejos”, que ajudam a inovar a cara do ambiente.
Estêncil
Outra maneira de transformar um móvel é usando um estêncil ou molde vazado. Para utilizar a ideia, pinte o móvel a partir de formas e desenhos feitos por corte ou perfuração em papel, papelão, plástico, metal ou em outros materiais.
Tecidos
A aplicação é bastante similar à do papel contact, porém, existem algumas diferenças, como a necessidade do uso de cola branca para fazer a fixação. Nesses casos, recomenda-se que seja feita com um pincel.
Pintura
Antes de começar a pintar o móvel é necessário limpar bem a peça. Uma dica é usar uma mistura de água e álcool com um pano limpo e macio. Na hora de escolher a tinta, dê preferência para esmalte à base de água. Além de não ter cheiro forte, oferece um acabamento melhor.
Pátina
A técnica consiste em passar uma base de tinta branca e, depois de seca, passar uma demão de outra cor. Após a aplicação e secagem das duas tintas, a peça é desgastada com uma lixa, para que a cor clara apareça em alguns locais.
Papel Contact
Para fazer a aplicação no móvel utilize a régua para colar o contact. Conforme você for passando a régua, pressione com força para que a colagem fique bem lisa e sem bolhas. A técnica pode ser utilizada em diversos tipos de móveis, seja ele de vidro, madeira, metal ou qualquer outro produto.