Pesquisa DataOrla para a Prefeitura de Santos, realizada a pedido do Jornal da Orla, mostra que o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) lidera na estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor).
Em outro cenário, sem o Paulo Alexandre, a deputada federal Rosana Valle e o prefeito Rogério Santos aparecem em situação de empate técnico, com vantagem numérica para deputada.
Foram ouvidos 1055 eleitores entre os dias 1 e 4 deste mês em critérios de cotas por sexo, idade, escolaridade e região da cidade, segundo critérios presentes no IBGE e TSE.
A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%.
Os trabalhos foram coordenados pelo cientista político Jairo Pimentel (responsável pela pesquisa que acertou na mosca a última eleição para prefeito de Santos), diretor do DataOrla.
A pesquisa está registrada no TSE sob o número SP-02411/2024.
Confira abaixo todos os cenários pesquisados:
Paulo Alexandre tem 41% e Rosana Valle 31%
No cenário estimulado, quando o eleitor recebe o disco com os nomes dos candidatos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) lidera com 41% das intenções de voto. Em segundo lugar está a também deputada federal Rosana Valle (PL), com 31% e em terceiro a ex-prefeita e vereadora Telma de Souza (PT), com 10%. Débora Camilo (PSOL) tem 3%
Brancos e nulos somam 12% e 4% não responderam.
Rosana Valle e Rogério Santos empatam em um segundo cenário
Com Paulo Alexandre fora da disputa eleitoral, Rosa Valle e o prefeito Rogério Santos (Republicanos) aparecem em condição de empate técnico no cenário estimulado, com vantagem numérica para a candidata do PL. Rosana aparece com 34% das intenções de voto contra 31% de Rogério.
Em terceiro lugar aparece a vereadora Telma de Souza, com 13%. Débora Camilo tem 3%. Brancos e nulos somam 15%, e 3% não responderam.
Paulo Alexandre vence com folga no segundo turno
Em um eventual segundo turno, Paulo Alexandre teria 47% das intenções de voto contra 34% de Rosana Valle. Brancos e nulos somam 15% e 4% não responderam.
Rogério e Rosana estão empatados no 2º turno
Em um eventual segundo turno entre Rosana Valle e Rogério Santos há um empate técnico: o prefeito teria 39% das intenções de voto contra 38% da deputada. Brancos e nulos somam 18% e 5% não responderam.
Na espontânea, Rosana lidera
Na pesquisa em que o eleitor diz de forma espontânea em quem pretende votar, a deputada federal Rosana Valle lidera com 17% das citações. Em segundo lugar, empatados, estão o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa e o atual prefeito, Rogério Santos, com 12%. Telma de Souza tem 5% e Débora Camilo aparece com 1%. Não sabem e não responderam somam 45% e brancos e nulos tem 8%.
PL tentou censurar pesquisa
O PL, partido da deputada federal Rosana Valle, tentou impedir na Justiça Eleitoral a divulgação da pesquisa, alegando supostas irregularidades na amostragem dos eleitores pesquisados.
A solicitação de que o DataOrla e o Jornal da Orla fossem impedidos de divulgar a pesquisa, em caráter liminar, foi indeferida pelo juiz eleitoral André Diegues da Silva Ferreira.