O Instituto DataOrla indicou a virada na eleição de Santos, que era liderada pela deputada federal Rosana Valle (PL), apontada como favorita na corrida ao Palácio José Bonifácio.
Com efeito, as pesquisas até então mostravam Rosana à frente, algumas até com uma margem bastante significativa.
No último dia 10, no entanto, o Jornal da Orla publicou a pesquisa DataOrla, realizada nos dias 8 e 9, que mostrava uma “virada” na disputa, com o prefeito Rogério Santos ultrapassando por quatro pontos sua concorrente. Rogério aparecia com 40% e Rosana com 36%; Telma de Souza (PT) aparecia com 13% e Nando Pinheiro (Avante) com 1%.
Em um eventual segundo turno contra Rosana, a vantagem do prefeito saltava para 11 pontos (50% Rogério, 39% Rosana).
No dia 17, o Instituto Badra confirmou o avanço da candidatura de Rogério Santos. O prefeito, que tenta a reeleição, apareceu com 41,3% das intenções de voto contra 34,7% de Rosana Valle Telma de Souza (PT) tinha 10,8% e Nando Pinheiro (Avante) 1%.
Se no primeiro turno a vantagem de Rogério era de 6,6 pontos, em um eventual segundo turno saltava para 12 pontos segundo a Badra (47,7% Rogério, 35,7% Rosana).
A ascensão do candidato do Republicanos foi novamente confirmada pelo jornal A Tribuna, que na quinta-feira (19) divulgou pesquisa de seu instituto – o IPAT.
No IPAT, Rogério Santos aparecia com 45,1% das intenções de voto contra 32,7% de Rosana Valle; 11,8% de Telma de Souza e 0,5% de Nando Pinheiro.
Em eventual segundo turno, o IPAT mostrou Rogério com 53,1% contra 37% de Rosana.
Segundo o IPAT, pelos números da pesquisa existe a possibilidade de o atual prefeito conseguir a reeleição no primeiro turno.
Para que isso aconteça, o candidato precisa ter 50% mais 1 dos votos válidos.