As danças sociais, uma das principais origens da cultura negra nascida nos subúrbios de Nova Iorque na década de 1970, serão celebradas em dois eventos alusivos ao Dia Mundial do Hip Hop, no Centro de Cultura Patrícia Galvão. A programação tem início neste domingo (6), das 14h às 18h, com o ‘Crew Dynamic Breakers 30 anos’, que homenageia as três décadas do Dynamic Breakers, uma das mais antigas equipes do litoral de São Paulo.
A comemoração terá dois cenários: o Teatro Rosinha Mastrangelo e o espaço Juan Manoel Serrano, popularmente conhecido como ‘Queijo’. “Teremos dois ambientes (externo e interno) com diversas atividades simultâneas, como batalhas de dança e de rima, mostra de grafite, discotecagem, pocket show de rappers, apresentação de beatbox e exposição de boombox (rádios antigos que são símbolos do Hip Hop). Estamos preparando uma grande celebração, não somente para o nosso grupo, mas para todos os amantes da cultura e o público em geral”, disse o b-boy Cachorrão, que faz parte da atual formação da Dynamic Breakers ao lado de Zoio, Daniel, Jadiel, Luciano, Teddy, Carlos, Robson, Sullivan, Duh, Black, Tony, Bruno Ayres, Rafael, Cello, Luan, Ivan, Dinabeat e Vitor.
“Dentro da programação ainda serão realizadas homenagens a grandes nomes que fizeram parte da história da equipe, mas o principal é a confraternização entre os amigos, contemplando todos os elementos desta magnífica cultura, em um ambiente familiar e festivo”, completou o b-boy Cachorrão.
Já no dia 13, das 16h às 20h, será a vez dos DJ Mamuth comandar a edição especial do ‘Baile Charme do Chocolath Chic’, ao lado de seus convidados os DJs Campbell e Amendoim, no Teatro Rosinha.
“Geralmente todas as edições são feitas em clubes ou casas de shows, essa na verdade é uma edição de comemoração de gala. Sempre chamo DJs convidados para trocar experiências e também deixar a festa com bastante repertório musical. O baile charme é cultura, é essência viva”, afirmou Mamuth.
Os eventos têm entrada gratuita. O Centro de Cultura Patrícia Galvão fica na Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
CREW DYNAMIC BREAKERS 30 ANOS
Formada em 1992, a equipe surgiu da união das ‘crews’ (equipes) que antes eram rivais no final dos anos 1980: Força Black, Demo Boys e Beat Crazy, garotos do Dique Sambaiatuba e Zona Noroeste.
Referência na região, a Dynamic Breakers coleciona mais de 100 prêmios em competições como Master Crews, Breaking Combate, Top 8 Freestyle Session América Latina, Arena Caieiras, Battle Café, Aniversário Casa do Hip-Hop Diadema, Inter Itu, Rival vs Rival, Racha na Arena, ‘Rio H2K Festival Internacional de Dança’, ‘Festival de Dança de Joinville’, ‘Passo de Arte’ e no ‘Se Vira Nos 30’, além de títulos disputados nas cidades da região como Itanhaém, Guarujá, São Sebastião e Praia Grande, entre outras.
Durante essas três décadas já passaram pela crew b-boys como Raul, Laerte, Bim, Toninho, Vai Vai, Fábio, Tibo, Gilson Preá, Bundinha, Almir, Koke, Cabelinho, Lúcio, Alex, Laércio, Bigu, Simon, Buiu, Zulu, Zoio do Jabaquara, Binga, Tiziu, Marcelo, Valtinho, Tera, Biá, Rodrigo, Zoio Branco, Doguinho, Cleyton, Zoinho, Eudoxo, Alex, Ley, Paulinho, Mauricio, Jhon, Xand, Frágil, Diego, Liuky e Silvio.