Com mais de 500 alunos formados desde 2018, o curso de marcenaria da Prefeitura de Santos iniciou, na manhã desta segunda-feira (20), uma nova turma de aprendizes. Realizada pela Ecofábrica Criativa, no Centro Histórico, a atividade segue com inscrições abertas (mais detalhes abaixo).
Desenvolvido em dois módulos, com duração de três meses cada, o programa se divide entre aulas teóricas e práticas, como projeto, corte de madeiras, acabamento das peças e marchetaria, técnica que consiste em decorar superfícies. Dentre os objetos que nascem durante as atividades estão porta-joias, suporte para celular, calçadeira, chaveiro, utensílios de cozinha e até abajur.
Mais do que a marcenaria em si, a oficina tem como foco a sustentabilidade. Não é simplesmente sair cortando a madeira e, ao final do processo, não haver material para finalizar a peça. Focamos no aproveitamento total de cada tipo de madeira, sem desperdício, visando a otimização do trabalho”, explicou o professor e coordenador da Ecofábrica Criativa, Nilson de Farias.
Trena, lixadeira de cinta, serra de corte e plaina desengrossadeira. Objetos espalhados pela bancada do curso e que agora fazem parte da rotina do aluno Vinicius dos Santos, 28 anos. Proprietário de uma loja de artigos religiosos, quer utilizar a oficina como qualificação para o seu ofício.
“Comercializo objetos em madeira, mas nunca produzi e nem coloquei a mão na massa. Esse curso vai qualificar ainda mais meu trabalho. Tenho a curiosidade de entender como funciona o processo criativo”, ressaltou o morador do Gonzaga. “Quero criar peças para minha loja. De repente, durante o curso, encontro um parceiro para embarcar nesse projeto comigo”, completou Vinicius.
O aposentado Silvio de Carvalho, 66, conta com experiência na arte da marcenaria. Embora já tenha criado peças para amigos e familiares, quer aprimorar ainda mais seu conhecimento durante os próximos meses.
Já realizei outros cursos de marcenaria, mas digo que sempre podemos aprender mais. Quero compreender a utilização de alguns maquinários, até para aperfeiçoar este meu passatempo. Amigos e familiares sempre me pedem presentes em madeira. Já fiz porta-retratos e até espelhos”, destacou Carvalho, que mora no Embaré.
SERVIÇO
A Ecofábrica Criativa fica Rua Tiro Onze, 6, Centro Histórico. As aulas de marcenaria ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h, e às quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Para se inscrever, o interessado deve comparecer ao local munido de RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4.