Neste sábado (18) haverá mais uma oficina de cultivo de orquídeas no Orquidário de Santos. Realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o especialista Paulo Cunha, conhecido como Dr. Orquídea, o encontro será das 13h30 às 16h30. O curso é gratuito e não é necessário fazer inscrição, sendo cobrada apenas a entrada padrão do Parque.
Os alunos poderão aprender técnicas de cultivo, replantio, adubação e troca de substrato da planta. O instrutor explica que as orquídeas podem ser de vários tipos como Phalaenopsis, Aerides, Vanda, Catasetum etc. “No litoral, as que se dão melhor são as de raízes grossas, pois absorvem mais água. Isso ocorre também por conta de a umidade do ar ser muito alta e elas acabam por se desenvolver melhor”.
Paulo destaca que na escolha do tipo de orquídea deve-se levar em conta o local de cultivo (casa ou apartamento) e a iluminação disponível, pois a planta precisa de 12h de claridade e o mesmo período de escuridão. Para o plantio em apartamentos, é recomendado o uso do vaso plástico transparente, para atentar-se ao nível da água, devendo ser regada no verão em dias intercalados e, no inverno, com um intervalo um pouco maior por conta da chuva. Essas e outras dicas do processo de cultivo das orquídeas serão dadas no evento.
Orquidário
Além do curso, os interessados poderão aproveitar a visita para conhecer outras espécies de plantas e animais que existem no local. O Parque fica Praça Washington s/nº, José Menino, e funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. O valor do bilhete de entrada é de R$ 10 a inteira, R$ 5 a meia para estudantes e professores, com a apresentação de documento. Crianças de oito a 12 anos também têm direito à meia-entrada. Maiores de 65 anos têm entrada livre. A bilheteria fecha às 17h30.