Atenção ao usar banheiros públicos, hidratação e alimentação são importantes durante os dias de folia
A saúde íntima da mulher deve ser uma preocupação durante o ano inteiro, mas durante o Carnaval é preciso ter cuidados especiais. Confira orientações da ginecologista Danielle Lessa, do ECO Medical Center:
Não use protetor diário em todos os dias de calor
Quando a região íntima fica abafada por muito tempo, as chances de uma infecção vaginal ou candidíase são muito maiores. O recomendado é usar calcinhas que permitam a transpiração vaginal.
Mantenha-se hidratada!
Muitas mulheres reduzem o consumo de líquido durante o Carnaval, em blocos e bandas, para evitar ter que usar banheiros químicos ou públicos. “Não ingerir a quantidade de líquidos necessária aumenta as chances de infecções urinárias”, alerta a ginecologista.
Uso de banheiros públicos
Muito diferente de como é para o homem, o banheiro público oferece diversos riscos, seja químico ou sanitário tradicional. O melhor é nunca sentar diretamente. Evite usar o papel higiênico disponibilizado no local, pois pode ter resquícios de água contaminada. O melhor é levar o próprio ou lenços umedecidos.
Não exagere nos doces
O consumo excessivo de alimentos açucarados pode provocar um desequilíbrio na flora vaginal e aumentar a incidência de infecções. Prefira uma alimentação balanceada com frutas e saladas.
Respeite o período de troca dos absorventes
Se estiver menstruada nos dias de carnaval, não fique muito tempo com absorvente interno e externo sem fazer a devida troca. “Ficar longos períodos sem trocar o absorvente, principalmente nesse calor, pode aumentar o risco de assaduras, irritação na pele e infecção. Uma alternativa seria o uso dos coletores menstruais que são muito mais higiênicos e provocam menos reações no local”, explica a ginecologista.
Leve seu kit-Carnaval
Leve consigo uma necessaire mínima com papel higiênico, absorvente, sabonete e preservativo. Seu corpo, suas regras.