Mundo Pet

Cuidados com os pets em dias quentes de verão

29/12/2021
Freepik

Essa é uma ótima época para aproveitar o sol, o calor e se refrescar em piscinas e praias. Porém, assim como nós, os pets sofrem muito no verão e podem até mesmo passar mal. Para que eles também possam aproveitar os dias mais quentes, o tutor precisa estar atento aos cuidados especiais que a estação mais calorosa do ano exige.

Cães muito peludos e de regiões onde o inverno é bem rigoroso como o Husky siberiano, o São Bernardo, o Bernese e Chow Chow, tendem a sentir mais calor que os cães de pelagem curta como o Vira-lata (SRD), o Pinscher e o Dachshund. Raças de pets braquicefálicos (com focinho achatado) têm maior dificuldade de respirar e com isso também precisam de cuidados especiais em dias mais quentes, como Pug, Bulldog, o Boxer, Shih Tzu, entre outras.

A médica veterinária Thaís Matos, da DogHero, explica que os cães não transpiram como os seres humanos, mas controlam a troca de calor do corpo e mantêm a temperatura ideal por meio da respiração. “Por isso, o ato de respirar rápido com a língua para fora indica não só que cãozinho brincou muito ou está cansado, mas também que ele pode estar com calor. Passar muito tempo ofegante com a linguinha para fora é o primeiro sinal de que o calor pode estar incomodando”.

Outros sinais de que o pet está com calor são: deitar-se em locais com piso frio com as patas traseiras esticadas, beber muita água, ficar mais quieto que o habitual e procurar sempre por locais cobertos ou com sombra. Thaís menciona ainda que pais e mães de pets precisam estar atentos aos passeios e fazer uso do protetor solar. “Cãezinhos com pelagem branca ou que têm pouco pelo na ponta das orelhas, no focinho, no rabo e nas patas precisam de protetor solar antes de serem expostos ao sol. Há protetores específicos para uso em animais, consulte sempre a recomendação do médico veterinário do seu pet”.

“Os dias quentes estão cada vez mais intensos com o passar dos anos e isso reflete também na vida dos nossos pets. Assim como nós, é evidente que eles sentem o aumento da temperatura e alguns sofrem muito com isso, por isso, alguns produtos são essenciais para refrescar seu pet no calor”, declara Jade Petronilho, médica veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove.

O calor é muito prejudicial para os pets, pode causar hipertermia com consequências irreparáveis, como o óbito. “Como cães possuem pelagem e não possuem glândulas de suor, a sensação de calor é maior, por este motivo eles respiram pela boca, fazendo com que o ar frio entre e resfrie seu corpo, quanto mais ofegantes, mais calor estão sentindo”, explica Jade.

O cuidado com as patas nos dias de calor também é essencial. “Reveja o horário de saída para passeios com seu cachorro, pois o chão pode estar muito quente e acabar queimando as patinhas do seu pet”, completa a coordenadora de conteúdo. Para finalizar, a profissional alerta a atenção redobrada para cães braquicefálicos, como é o caso dos Pugs e Bulldogs, que costumam ter problemas respiratórios agravados durante o verão.