Alta Rotação

Cuidados com o carro no frio

31/05/2024
Cuidados com o carro no frio | Jornal da Orla

Odiado por alguns, amado por outros, o frio deu as caras para valer aqui na Baixada Santista. E o fato é que, com as baixas temperaturas, podem surgir alguns problemas de funcionamento nos veículos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados nesse período de frio. Para ajudar, reuni algumas dicas para o bom funcionamento do veículo.

A primeira dica é sobre um dos principais componentes do carro: a bateria. A bateria do carro tende a sofrer mais no inverno, já que as baixas temperaturas podem reduzir sua capacidade de carga. Verifique a condição da bateria e, se necessário, faça a troca por uma nova. Além disso, mantenha os terminais limpos e apertados para evitar problemas de partida em dias frios.

Durante o inverno, os fluidos do carro são ainda mais importantes para garantir um bom funcionamento do veículo. Certifique-se de verificar e, se necessário, trocar o óleo do motor, fluido de arrefecimento, fluido de freio e fluido do limpador de para-brisa.

Ainda que carros mais novos não tenham mais o chamado tanquinho de partida a frio, muitos veículos flex ainda são equipados com essa peça. Para não ter surpresas desagradáveis, é importante abastecer o tanque de partida a frio com frequência, especialmente nos dias mais frios, quando esse sistema mais trabalha. Mas não é necessário encher o tanquinho todo, uma vez que a quantidade usada em cada partida é pequena. O ponto principal é não deixar o tanquinho vazio, pois ele pode rachar.

Mesmo no inverno, o sistema de ar condicionado é importante para evitar o embaçamento do para-brisa. Certifique-se de verificar se o sistema está funcionando corretamente e, se necessário, faça a manutenção para evitar problemas de visibilidade.

Com essas dicas, você estará preparado para enfrentar o inverno e garantir o bom funcionamento e a segurança do seu carro. Eu fico por aqui, até a próxima!

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço