Alta Rotação

Cuidados com o carro em épocas de chuva forte

20/01/2023
Cuidados com o carro em épocas de chuva forte | Jornal da Orla

Após enfrentar uma enchente, é importante levar o carro a uma oficina para fazer uma verificação mais detalhada

Chegou o verão e com isso, as chuvas fortes típicas dessa estação. Para enfrentar as chuvas com segurança no trânsito, hoje darei algumas dicas de algumas ações preventivas que devem ser tomadas para não ficar em perigo ou danificar o carro.

A dica de ouro é sempre estar com as revisões do carro em dia – normalmente feitas a cada 10 mil km. Mesmo assim, vale ter atenção especial durante essa época de chuvas para determinados itens.

Entre os principais cuidados com o carro na chuva, destaco verificar a bateria, que deve estar em bom estado e bem carregada e as palhetas do limpador do para-brisa, que não podem estar ressecadas, com ranhuras ou bordas comidas.

Também é importante checar as luzes – lanternas, faróis alto e baixo, faróis auxiliares, setas, luzes de freio e de ré. Observe também o estado de conservação e fique atento à vida útil dos pneus, cheque o estado das pastilhas e discos de freio e faça um teste nos desembaçadores para checar o funcionamento. Não esqueça também de verificar as borrachas de vedação, que não podem estar ressecadas ou com fissuras.

Caso enfrente uma enchente, leve o carro para uma oficina para fazer uma verificação detalhada e lavagem interna completa. É recomendável trocar os óleos do motor, transmissão e diferencial do veículo, mesmo que ainda estejam dentro do prazo, limpar a parte externa do radiador, verificar o filtro de ar do motor e efetuar a substituição, se necessário, conferir se não entrou água nos faróis, verificar o sistema de freios e fazer uma limpeza interna: bancos, carpete e forrações, para evitar mau cheiro, mofo e corrosão.

Se o carro “morrer” ao enfrentar um alagamento, de maneira alguma tente dar partida. Chame o reboque e leve o veículo até uma oficina para checagem. Corre-se o risco de a água ter entrado na câmara de combustão e causar o chamado calço hidráulico, com quebra das bielas e necessidade de retífica.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.