Alta Rotação

Cuidado com ruas alagadas

26/01/2024
Cuidado com ruas alagadas | Jornal da Orla

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias provocaram diversos pontos de alagamento nas cidades da Baixada Santista. Atravessar um trecho alagado requer técnica e atenção para não ficar parado no meio da água, o que coloca em risco os componentes do carro e também a segurança dos ocupantes. Para que isso não aconteça, hoje separei algumas dicas para encarar um alagamento.

Ao se deparar com um ponto alagado, preste atenção ao nível da água e veja os carros que tentaram atravessar ou que estejam parados no alagamento. Se a enchente já tiver superado metade da altura da roda, não tente, pois existe a possibilidade de o veículo não conseguir fazer a travessia completa e causar um calço hidráulico.

Hora de atravessar. O ideal é usar a primeira ou segunda marcha e atravessar a água com o giro do motor constante e com a rotação por volta dos 2.500 rpm. Não troque de marcha, pois no momento da troca os gases que saem do escapamento podem não ter força o suficiente para impedir a entrada de água no sistema. Em algumas situações, quando o veículo está em segunda marcha e começa  perder força, a redução para a primeira pode impedir que o veículo fique parado no alagamento. Essa mudança deve ser feita sem que o condutor tire o pé do acelerador, tentando, assim, evitar que a água entre pelo escape. Se o carro é automático, use marcha reduzida “L” ou segure a mais baixa possível nas mudanças sequenciais.

Após vencer a água, evite situações de frenagens bruscas. Continue rodando com o carro, sem acelerações fortes e com pisadas leves no freio para “secar” as pastilhas. Caso o carro morra no meio do alagamento, não tente dar a partida novamente. Provavelmente a água da via entrou na câmara de combustão e a insistência em ligar o carro pode causar o calço hidráulico, ou seja, quando a água trava o movimento do pistão dentro do cilindro. Eu fico por aqui, até a próxima!

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