Dica para quem tem moto: preste atenção no óleo lubrificante que você usa. Ele tem que ser um óleo adequado para motocicletas, não pode ser óleo usado para carros. Para entender: as motocicletas utilizam o mesmo óleo para lubrificar o motor, a embreagem e a caixa de câmbio.
O óleo do motor do carro de passeio não é desenvolvido com foco na lubrificação e proteção de engrenagens, apenas o motor, e com isso, não contém a tecnologia adequada para proteger as engrenagens. Quando usado em motocicletas, o óleo desenvolvido para carros não protege suficientemente a caixa de transmissão do veículo, o que pode gerar desgaste nas engrenagens e aumentar o barulho do motor.
Além disso, um lubrificante de motores de carros de passageiros geralmente contém quantidades maiores de modificadores de fricção, que são aditivos usados nos lubrificantes para diminuir a quantidade de atrito entre as duas superfícies lubrificadas, o que em uma motocicleta pode levar ao deslizamento da embreagem, resultando em sensação de direção ruim e perda de potência. Problemas nas engrenagens estão entre as principais razões dadas por motociclistas para levarem suas motocicletas para manutenção, todos os quais podem ser vinculados à lubrificação pobre ou imprópria.
Os óleos específicos para motocicletas protegem as engrenagens do veículo, sob as condições de operações mais severas, aumentando a durabilidade e reduzindo despesas com manutenção e paradas não programadas. Ao mesmo tempo, evitam o deslizamento da embreagem e mantém a economia do combustível. Então se você tem uma motocicleta, fica a dica: use um óleo lubrificante específico para a sua máquina.
…
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.