Após um período de pausa, por conta da pandemia, o Projeto Hortas Comunitárias em Cubatão está de volta: duas toneladas de ervas daninhas deram lugar a 7,5 mil mudas de várias hortaliças distribuídas em 51 canteiros. Isso foi possível pela parceria firmada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a empresa do polo industrial Yara Brasil e a Organização Cidades Sem Fome.
Uma ação simbólica ocorreu na segunda-feira (5/6), dentro da Semana do Meio Ambiente. Representantes da Secretaria do Meio Ambiente, empresas do polo industrial e comunidade visitaram o canteiro.
De acordo com a pasta, 50 voluntários atuam no projeto, que ocorre no Parque Ecológico Cotia-Pará, na Rodovia Anchieta, altura do km 56 (sentido litoral). A iniciativa prevê capacitação, apoio técnico e fornecimento de insumos, durante um ano, para o cultivo da horta.
“Eles aprendem toda a técnica de cultivo e realizam testes com várias hortaliças. Neste primeiro trimestre, já temos couve, repolho, alface, beterraba, salsinha, cebolinha, coentro e mostarda”, comemora Sandra Godoi, chefe de Serviço do Parque Perequê e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Também estão na produção abobrinha, escarola e feijão. Além disso, toda a colheita é distribuída entre os voluntários.
Hortas urbanas
A proposta a Organização Cidades Sem Fome é a de recuperar e dar destinação social e econômica para áreas disponíveis e sem uso específico. O projeto traz um novo significado para as hortas comunitárias, a fim de criar oportunidades de geração de renda a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Interessados em fazer parte do projeto devem comparecer ao Cotia-Pará, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e preencher um formulário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3362.4300.