Desde segunda-feira (6/6), Cubatão atende pacientes com sintomas respiratórios nas unidades de saúde dos bairros. A mudança visa concentrar o atendimento na Atenção Básica, conservando as unidades de Urgência e Emergência para os casos realmente em que haja a necessidade desse tipo de atendimento.
Cubatão não registra mortes por covid-19 desde 18 de março e o Hospital Municipal está sem pessoas internadas pela doença desde 11 de maio.
Além das unidades, que funcionam em horário administrativo, a Secretaria de Saúde mantém o atendimento a pacientes com sintomas respiratórios no Pronto-Socorro Central e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas por dia e aos finais de semana.
“Desde a onda da ômicron, entre dezembro e fevereiro, percebemos que grande parte do atendimento a pessoas com sintomas relacionados à covid-19 foi de casos leves ou mesmo para fim de atestados e confirmações de exames, questões que podem ser resolvidas na Atenção Básica, deixando a Urgência para os casos que realmente necessitem”, avalia o secretário de Saúde de Cubatão, Rodrigo Dias Silva.