Metrópole

Cubatão abre inscrições para Conferência Municipal das Cidades

05/06/2025 Da Redação
Divulgação
Evento gratuito será realizado no dia 11 de junho, no IFSP de Cubatão, com inscrições abertas até 9 de junho pela internet
Cubatão realiza em 11 de junho a Conferência Municipal das Cidades. A programação vai reunir representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais, setor empresarial, instituições acadêmicas e organizações não governamentais (ONGs), cujo propósito principal é de discutir os principais desafios e propor soluções para as cidades brasileiras, nesse caso, em especial para Cubatão.
Importante destacar que para participar da Conferência, é necessário fazer inscrição prévia, até dia 9 de junho, somente pela internet. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link bit.ly/4mqplRZ , também disponível em https://www.even3.com.br/comuncidade-cubatao-572912/ .
A Conferência acontece no Auditório do Instituto Federal Instituto Federal de São Paulo IFSP- Campus Cubatão que fica na Rua Maria Cristina, 50, no Jardim Casqueiro. As atividades começam a partir das 9 horas, seguindo por todo o dia (programação completa abaixo).
Conferência das Cidades  
Instituída pelo Governo Federal, a conferência é realizada em três etapas: municipal, estadual e nacional. E tem como objetivo central avaliar e propor diretrizes para a política urbana. Entre os principais temas debatidos estão mobilidade urbana, habitação, saneamento básico, uso e ocupação do solo, meio ambiente e governança democrática nas cidades. A conferência também é uma ferramenta essencial para fortalecer a gestão participativa, ampliar o diálogo entre os diversos setores da sociedade e assegurar que a população tenha voz ativa na construção de cidades mais justas, sustentáveis e com melhor qualidade de vida para todos.
Durante essa etapa, ocorrerão três rodadas de debates temáticos com base nos eixos propostos, com vistas à construção das propostas que serão votadas e encaminhadas à próxima fase, a etapa estadual. Também será realizada a eleição de 13 delegados, que ficarão responsáveis por representar o município e apresentarem as propostas aprovadas na próxima etapa da conferência