Santos

Crianças dão cara nova à totem da Prefeitura na Vila dos Criadores

25/11/2024
Crianças dão cara nova à totem da Prefeitura na Vila dos Criadores | Jornal da Orla

No último domingo, 24, o Projeto Protagonismo Infantojuvenil em Movimento, fomentado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos (CMDCA) e desenvolvido pela OSC ConCidadania, realizou mais uma ação comunitária na Vila dos Criadores em parceria com o grafiteiro OSW. Crianças e adolescentes da Vila dos Criadores participaram da atividade que personalizou o totem de identificação do bairro.

Por meio de uma vivência prática e colaborativa, as crianças e adolescentes participaram ativamente da criação de um painel de grafite ao lado de OSW no totem que dá boas vindas aos bairros de Santos.

Essa iniciativa tem como objetivo o fortalecimento do senso de pertencimento e a abertura de espaços para aprendizagens significativas, como defende o prefeito regional da Zona Noroeste Kléber Passos. “O envolvimento das crianças e adolescentes na pintura do totem, assim como a própria iniciativa, foram de extrema importância. Além deles produzirem a arte à partir da experiência com o cotidiano, eles despertam também um sentimento de pertencimento do território”.

Para o grafiteiro OSW, a presença das crianças foi essencial para a pintura. “Quando recebi o convite montei umas ideias em casa, mas quando cheguei vi que o espaço era bem menor. Aí que as crianças fizeram a diferença, estar com eles, compartilhando as experiências, me inspirou a ter novas ideias. A gente pode trabalhar de forma coletiva, criando um senso de coletividade e organização. E o melhor de tudo foi proporcionar o crescimento do sentimento de pertencimento em cada uma delas”, conta. “Espero que, no futuro, muitas dessas crianças possam lembrar deste dia ao passar por esse totem. Pra mim foi muito gratificante participar deste processo de contato com a arte, acredito que, para muitos, o primeiro contato”, finaliza.

A educadora popular e cientista social Vitória Santos Oliveira destaca que essa atividade faz parte do exercício do direito à cidade. “Este direito não se limita ao acesso físico aos espaços urbanos, mas à capacidade de participar da sua construção e ressignificação. Para as crianças e adolescentes da Vila dos Criadores, um território periférico historicamente marcado por desigualdades, criar um painel de grafite em um local tão simbólico quanto o totem que dá boas-vindas aos bairros de Santos é reivindicar, de forma concreta, a visibilidade e o protagonismo de corpos e vozes que frequentemente são silenciados da narrativa urbana e reconhecê-los como sujeitos de direitos”.