Santos

Crianças da rede municipal experimentam esporte paralímpico ao lado de campeãs

19/10/2023
Thadeu Aguiar

Gabriela Martinez

Na última quarta-feira (18), os alunos da rede municipal de Santos, do Programa Jornada Ampliada, núcleo do Jabaquara, tiveram uma tarde muito mais do que divertida, com dois grandes nomes do atletismo paralímpico: a campeã mundial e paralímpica Beth Gomes e Vanessa Cristina de Souza, que esteve nos Jogos de Tóquio e detém inúmeros títulos em provas internacionais.

As atletas estão se preparando  para disputar os Jogos Para Parapan-Americanos em Santiago, no Chile, foram as convidadas da vez do Projeto Campeão na Escola, uma parceria da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes) e a Secretaria da Educação (Seduc). Estavam presentes também o técnico da seleção brasileiro de paratletismo, Eduardo Leonel e a jovem paratleta da Fupes, Beatriz Andrade.

A criançada pode conhecer sobre a história de vida das esportistas. A Beth Gomes,  de 58 anos, que conquistou duas medalhas de ouro no Mundial de Paris ainda esse ano, dona de recordes mundiais e campeã paralímpica, convive desde os 28 anos com a esclerose múltipla. Vanessa Cristina, 26 anos, que chegou na terça-feira da África do Sul, onde conquistou o bronze na Maratona de Cape Town (Cidade do Cabo), superou a amputação da perna esquerda em um acidente de moto para brilhar nas disputas com cadeira de rodas.

Os pequenos aproveitaram muito o dia, ouvindo a história e os conselhos das esportistas e, também, enchendo as campeãs de perguntas para serem respondidas. Elas puderam vivenciar o esporte paralímpico, com três modalidades: arremesso de peso, corrida para cadeirantes e voleibol sentado. O ginásio ficou lotado com as crianças ansiosas e animadas em praticar o esporte, ao lado das paratletas.

“É muito gratificante e maravilhoso ver como as crianças interagem, perguntam e gostam do esporte paralímpico quando é mostrado para elas”, conta Vanessa Cristina.

É muito importante para elas saberem que mesmo com os desafios, se elas lutarem e persistirem, vão realizar os seus sonhos”, completa.

Beth Gomes assumiu que tem sempre muita satisfação de ver os alunos participando dessa vivência do dia a dia da pessoa com deficiência no esporte.

“Me sinto muito feliz de compartilhar um pouco da minha experiência, deixar um legado que os ajude a se tornarem atletas, bons nos estudos e tenham um futuro brilhante, longe das ruas e dos vícios”.

Responsável pelo projeto realizado, pela Secretaria de Educação (Seduc), Ademir Lima descreveu a vivência como “maravilhosa”. “É muito importante para eles verem como o esporte é para todos, que o trabalho começa desde cedo, a força de vontade desses atletas e se espelhem, podendo utilizar o esporte como ferramenta transformadora em suas vidas”.

O diretor-presidente da Fupes, Frederico Luiz Monteiro, afirma que a meta é expandir ainda mais o projeto Campeão na Escola. “Hoje foi mais uma edição do projeto, muito especial, com nossas atletas paralímpicas mostrando seus potenciais nas suas modalidades e passando para as crianças um pouco da vivência do que o esporte tem de mais importante”.