Notícias

Criança de 4 anos morre em tiroteio no Morro de Santos

06/11/2024
Arquivo Pessoal

O Morro de São Bento, na noite da última terça feira (5), foi palco de uma tragédia, quando um confronto armado entre criminosos e policiais militares resultou na morte de dois menores de idade, sendo uma criança de 4 anos que estava brincando no local, e um suspeito de 17 anos. Outro adolescente de 15 anos foi baleado e está internado sob escolta policial.

Por volta das 20h15, quando três viaturas da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) faziam um patrulhamento no Morro de São Bento. Segundo o boletim de ocorrência, eles se depararem com cerca de dez homens, sendo quatro em motocicletas, os policiais perceberam uma movimentação suspeita e iniciaram a abordagem. Ao notar a presença das viaturas, o grupo fugiu em direção ao ponto de tráfico de drogas que já era monitorado pela PM.

No entanto, a situação se agravou rapidamente. Quando os policiais desembarcaram das viaturas para iniciar a busca pelos suspeitos, foram recebidos a tiros. Em resposta, os agentes revidaram e solicitaram reforço. Uma nova equipe chegou pela parte superior do morro e surpreendeu os criminosos, que novamente reagiram com disparos. Durante esse segundo confronto, dois adolescentes acabaram atingidos: Gregory Vasconcelos, de 17 anos, e um outro menor, de 15 anos, que foi levado sob escolta policial para a Santa Casa de Santos.

Gregory não resistiu aos ferimentos e morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste, enquanto o adolescente de 15 anos permanece internado. No entanto, o caso mais chocante foi a morte de uma criança de 4 anos, que estava brincando com outras crianças em frente a casa da prima nas proximidades quando foi atingida por um disparo. A vítima foi levada para a Santa Casa, mas não sobreviveu.

Segundo relatos da Polícia Militar, após o tiroteio, os criminosos fugiram pela mata da região. Durante a operação, a PM apreendeu três motocicletas, além de armas e um radiocomunicador.

Em um comunicado, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) lamentou a morte de Gregory, de 17 anos, e confirmou que o caso está sendo investigado pela Delegacia Seccional de Santos. A SSP também informou que será realizada uma perícia nas armas apreendidas e no local do tiroteio para esclarecer a origem dos disparos que atingiram a criança.

Novo Confronto

Um novo confronto foi registrado na madrugada de quarta-feira (6), no Centro de Santos, quando um homem disparou contra uma viatura da PM em um ponto conhecido por ser de tráfico de drogas. O suspeito conseguiu fugir, e a polícia não foi atrás do mesmo por falta de recursos.

A Prefeitura de Santos também se manifestou em nota, informando que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionados para atender as vítimas do tiroteio. O órgão também destacou que a criança baleada foi levada para a Santa Casa antes da chegada das equipes de socorro.

O caso foi registrado como homicídio, tentativa de homicídio e morte decorrente de intervenção policial, e é tratado com prioridade pela Delegacia Seccional da cidade.