Saúde

Criança “birrenta” pode indicar transtorno emocional

14/04/2022
Depositphotos

Uma criança desobediente ou agressiva, dando “showzinho” em público pode indicar que ela possui Transtorno Opositor Desafiador (TOD). Embora as causas ainda sejam desconhecidas, parecem estar relacionadas a fatores ambientais e genéticos. E os sintomas costumam aparecer antes de a criança completar oitos anos.

“É preciso entender que o TOD não é uma birra, que é um comportamento comum nas crianças, mas que passa com a idade de forma natural. Ao contrário, o Transtorno Opositor Desafiador é um comportamento que deixa a criança sempre irritável e, muitas vezes, sem motivo, fazendo tudo para irritar os outros. E, apesar do tratamento ser de grande ajuda, o TOD é crônico, podendo durar por anos ou a vida toda”, explica o neuropediatra Marcone Oliveira.

O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é caraterizado pelo comportamento desobediente constante, com desafio a regras, figuras e os símbolos de autoridade, como por exemplo, pai, mãe e professores.

Na fase adulta, esse comportamento, se não tratado, pode se agravar. “Quando a criança não passa por um tratamento adequado, ela terá problemas no desenvolvimento escolar e, na vida adulta, terá relacionamentos problemáticos, mau desempenho nos estudos superiores, no trabalho e na vida social, completa Oliveira.

Sintomas do Transtorno Opositor Desafiador (TOD)

Para ser diagnosticado, devem se manifestar ao menos quatro dos seguintes sintomas:
• Explosões de raiva frequentes, às vezes sem motivo
• Não assume os próprios erros, culpando os outros por tais erros
• Desafia e enfrenta pessoas mais velhas e figuras de autoridade
• Não obedecem às regras
• Apresenta atitudes e comportamentos apenas para aborrecer os outros

TOD é diferente de TDHA

O neuropediatra Marcone Oliveira explica que o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) muitas vezes é confundido com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), já que ataques de “birra” são comuns nos dois transtornos.

“A criança com TOD se irrita com mais facilidade, é vingativa, não sabe tolerar o sentimento de frustração, além de ter um comportamento desafiador. Já a criança com TDAH é impulsiva, tem dificuldade de prestar atenção, mas também pode ter um hiperfoco, além da dificuldade para controlar movimento e ações. Para o diagnóstico correto, é preciso uma consulta médica especializada, mas conhecer os sinais e sintomas já pode ser de grande ajuda”, complementa.

Oliveira explica que, embora não entre na lista dos critérios diagnósticos, por aparecer também em outros transtornos, a instabilidade emocional é uma característica da criança com TDAH. “A criança com TDAH tem um limiar de frustação muito baixo, por isso ela se irrita muito fácil”, finaliza.