Baixada Santista

Cresce procura por destinos litorâneos durante verão

18/01/2024
Freepik

A Temporada de Verão está impulsionando uma demanda crescente por destinos litorâneos no estado de São Paulo. Cidades como Guarujá, Praia Grande e Santos destacam-se entre os favoritos dos turistas, oferecendo uma combinação irresistível de relaxamento, aventura, cultura e gastronomia ao longo dos 622 km de praia do litoral paulista.

De acordo com estudos do Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (CIET/SETUR-SP), a Baixada Santista recebeu aproximadamente oito milhões de turistas e excursionistas em 2023 em suas nove cidades, solidificando sua posição como uma região turística em ascensão.

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Roberto de Lucena, ressalta que as cidades litorâneas oferecem uma ampla gama de experiências, desde o dinamismo das praias movimentadas até a serenidade de refúgios mais isolados. A mistura de belezas naturais, atividades culturais e uma rica oferta gastronômica torna o litoral uma escolha irresistível para os turistas em 2024.

Em Santos, a estimativa de turistas e excursionistas para este verão é de aproximadamente 2,8 milhões, representando um aumento de 7,7% em relação ao verão anterior. A cidade se destaca pelo maior jardim de orla do mundo, seu famoso calçadão e a presença de belos aquários e museus que celebram o patrimônio histórico-cultural do Brasil.

Outro ponto procurado é o Guarujá, que se destacou como a terceira cidade mais buscada para aluguel de imóveis de temporada em dezembro de 2023, conforme relatórios do CIET/SETUR-SP.

O governo estadual demonstra seu comprometimento com o desenvolvimento do Litoral Paulista, investindo R$ 56,2 milhões em 2023 nas cidades de Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Além disso, a região da Baixada Santista assinou 14 novos convênios em 2023, prevendo investimentos de R$ 77 milhões para melhorias infra estruturais que beneficiarão tanto moradores quanto visitantes.