Em Guarujá, os sentimentos de pertencimento e valorização cultural ganharam destaque no Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Marina Daige (Jardim dos Pássaros). A Prefeitura promoveu, na última quinta-feira (7), a Festa Vida Caiçara, encerrando o ano letivo com mais de 800 pessoas, entre alunos, colaboradores, familiares e comerciantes. O evento teve mostras dos projetos ‘Uma centena de histórias’, ‘Guarujá, da cauda à cabeça do Dragão’ e ‘Patrono’, com a história da ex-primeira-dama, que dá nome ao equipamento.
A unidade fez jus à temática. Já no pátio, havia peixes, barcos e brinquedo, além de carrinhos com água de coco, açaí e sorvete. Dentro dos espaços, trabalhadores das principais praias urbanas de Guarujá deixaram o clima ainda mais fiel, como se estivessem num dia comum de trabalho. As salas também ganharam decoração especial: dava para visitar o mar, sentir cheiros de frutas tropicais e conhecer o Acqua Mundo em uma realidade simulada.
A diretora do Neim, Daniela Caparroz ressaltou que o objetivo foi envolver ainda mais os responsáveis e a comunidade em todo o trabalho desenvolvido para melhor encaminhá-los ao Ensino Fundamental. “Uma das nossas principais missões junto aos alunos é fortalecer a história local. Para isso, periodicamente realizamos eventos temáticos. A festa Vida Caiçara foi fundamental para selar esse ciclo que, ao mesmo tempo, incentiva a leitura”, destacou.
Sereia convidada
A atração especial da festa foi a sereia oficial do Acqua Mundo, Maria Eduarda Costa, que estava rodeada de crianças buscando uma foto especial. Ela, que é mãe de um dos alunos do Ensino Infantil 2, conta que a oportunidade foi muito divertida. “Ver a alegria do meu filho e seus amiguinhos é um privilégio. Estou muito feliz pela oportunidade”, comemorou.
Projetos atraem até os mais velhos
A mãe do aluno Vitor Casanova, do Ensino Infantil 3, Maria Jaqueline Lima, acredita que os projetos são muito importantes para que as crianças conheçam a história e lugares de Guarujá. “As propostas são maravilhosas até para nós, responsáveis, que conseguimos aprender junto aos filhos”, elogiou.
Formação dos pequenos
Os três projetos são desenvolvidos na unidade sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). ‘Uma centena de histórias’ propõe a meta de 100 obras lidas durante o ano letivo, enquanto fomenta o hábito da leitura às crianças. Já ‘Guarujá, da cauda à cabeça do Dragão’ resgata a tradição local, despertando o senso de cidadania. Por fim, o Neim e as demais unidades da rede tratam sobre a história de vida e influência dos seus respectivos patronos.