Passageiros que estão sem emprego, agora podem contar com uma iniciativa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo, que disponibilizam viagens gratuitas no sistema metropolitano. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) anunciou a Credencial para Trabalhadores Desempregados como uma forma de ajudar os cidadãos a continuarem procurando emprego sem se preocuparem com os custos de transporte.
Para solicitar o benefício, é necessário estar desempregado há pelo menos 30 dias e no máximo 180 dias. A credencial, válida por 90 dias sem possibilidade de renovação, oferece acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô. Os interessados devem comparecer ao posto de emissão na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h, munidos de documento de identidade, CPF e carteira de trabalho que comprove a baixa do último emprego e rescisão do último contrato.
Em 2023, um total de 24.446 cidadãos foram beneficiados pelo programa, representando um aumento de 9% em relação ao ano anterior.
Além disso, a EMTU também oferece benefícios para desempregados em algumas regiões específicas. Para aqueles que residem ou trabalharam recentemente na região do ABC paulista, assim como em áreas próximas ao Corredor Metropolitano ABD, o benefício está disponível. O processo de solicitação pode ser feito pelo telefone (11) 4341-1175, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Em 2022, a EMTU emitiu 159 credenciais, enquanto no ano passado foram 142, mostrando o alcance e a importância desse auxílio para a população desempregada. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número 0800 055 0121 ou acessar os sites www.cptm.sp.gov.br e www.metro.sp.gov.br.