Esportes

Corrida Maria dos Remédios terá cerca de 400 atletas em São Vicente

26/04/2022
Corrida Maria dos Remédios terá cerca de 400 atletas em São Vicente | Jornal da Orla

São Vicente recebe a Corrida Maria dos Remédios’, que neste domingo (1°/5) terá sua terceira edição, após dois anos suspensa devido à pandemia. A largada acontece na areia da praia, na altura do Ilha Porchat Clube, às 7h30. A concentração é a partir das 6h30.

A prova deve receber aproximadamente 400 atletas de várias regiões do País. O percurso da corrida é de 5 km, e o de caminhada é de 2,5 km. “Para o Município é sempre muito importante receber eventos dessa grandeza, especialmente uma corrida que homenageia uma das maiores atletas que São Vicente já teve. Quem quiser, terá a oportunidade de prestigiar uma ótima atração neste domingo”, convida o subsecretário de Esportes, Wagner Paraguay.

Os competidores poderão retirar seus kits no sábado (30/4), das 9h às 18h, no Supermercado Fiel Barateiro (Rua XV de Novembro – Centro). É necessário levar um documento com foto e comprovante de inscrição.

Solidariedade – Na retirada do kit, o atleta deve levar 1 Kg de alimento não perecível. As arrecadações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV), que as destinará para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Maria dos Remédios
A competição surgiu como homenagem a um dos maiores ícones de São Vicente no esporte. Nascida em São Luís (MA), Maria dos Remédios ‘adotou’ São Vicente como sua terra, local onde fez sucesso, colecionando façanhas como seis títulos do Campeonato Santista de Pedestrianismo. Em 2012, alcançou aquilo que ela própria considerou o auge da carreira: medalha de ouro na Meia Maratona A Tribuna – Praia Grande. Ela faleceu em maio de 2018, aos 48 anos.

Maria dos Anjos, irmã da atleta, exaltou o retorno da competição. “Infelizmente, com a pandemia tivemos de suspender a prova. Mas isso fez com que estivéssemos mais ansiosos para essa edição. É um momento único para a nossa família, pois enaltece o trabalho realizado por ela ao longo de todos esses anos.”

Dona de um sorriso facilmente reconhecido, a atleta deixou seu legado na Primeira Cidade do Brasil. Além de ter conquistado diversos títulos, ela desenvolveu a iniciativa ‘Mudanças de Hábito’, que atua na Área Insular, atendendo mais de 80 mulheres que tiveram problemas com depressão e doenças crônicas. Atualmente, o projeto é gerido por uma de suas irmãs, Rosa Helena Campos.

Um dos equipamentos esportivos da Cidade recebeu o nome da atleta, a Escola de Esportes Maria dos Remédios (Avenida Getúlio Vargas, 1 – Gonzaguinha).