com informações da Agência Brasil
O apresentador Faustão, de 73 anos, recebeu um novo coração, que saiu de um doador de Santos e foi levado para capital de helicóptero. A cirurgia ocorreu no hospital Albert Einstein, neste domingo (27), em São Paulo. Por volta das 11h47, duas aeronaves, uma da Polícia Civil e outra da saúde decolaram do gramado do estádio da Portuguesa Santista com o órgão.
“O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, informa o boletim médico.
De acordo com o hospital, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo comunicou a unidade na madrugada de domingo, quando “foi iniciada a avaliação de compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”.
O procedimento teve início nesta tarde e durou cerca de 2h30, informou o boletim médico assinado pelo cardiologista Fernando Bacal; pelo cirurgião cardiovascular Fábio Antônio Gaiotto; e pelo diretor médico e de Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein, Miguel Cendoroglo Neto.
Prioridade na fila
Segundo o Ministério da Saúde, Faustão foi priorizado na fila de espera em razão de seu estado de saúde, que era considerado grave. No caso do transplante de coração é levado em conta a gravidade do quadro do paciente.
O apresentador ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. A equipe médica do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente.
Repercussão
Nas redes sociais, João Guilherme Silva repostou filho do apresentador, rebateu as mensagens de que seu pai teria furado a fila de transplante de órgãos e pediu que as pessoas se informem sobre o processo “antes de julgar”. “Não façam ilações ou acusações irresponsáveis de furação de filas ou interesses escusos”, escreveu.