Santos

Continuam as revitalizações em trechos do canal 1

28/03/2024
Divulgação PMS

A revitalização do Canal 1 em Santos avançou para um novo estágio, com a recente implementação dos serviços de demolição de calçadas na Avenida Pinheiro Machado. Este trecho, situado entre as ruas Francisco Glicério e João Caetano, no sentido praia-Centro, marca a progressão das obras nesse projeto municipal.

Este é o oitavo trecho em execução, dentro de um plano que prevê um total de 16 intervenções pela Prefeitura de Santos. Além da criação de passeios acessíveis, as melhorias abrangem aprimoramentos no sistema de drenagem e ajustes na ciclovia, passarelas de pedestres e estruturas do canal.

No novo espaço designado como trecho 11, com 265,75 metros de extensão, serão erguidos 351,5 metros de passeios no padrão “Calçada para Todos”, com rebaixamento nas esquinas para facilitar a mobilidade de cadeirantes e carrinhos. O projeto inclui igualmente a instalação de guias e sarjetas ao longo da mesma metragem.

Segundo o engenheiro de obras Daniel Lugaresi, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), encarregado da supervisão das intervenções, a conclusão da revitalização está programada para coincidir com a avaliação dos taludes do canal, em consonância com a sequência dos trabalhos.

A renovação asfáltica, etapa final da revitalização em cada segmento da Pinheiro Machado, já foi concluída em diversos trechos, enquanto outros estão em fase de execução. A obra segue um planejamento cuidadoso, dividindo os 2.240 metros da avenida em 16 trechos, com o objetivo de otimizar o progresso e reduzir os impactos no tráfego.

Para minimizar os transtornos, a Terracom, empresa responsável pelas obras, adotou medidas estratégicas, como a antecipação da construção das calçadas nas proximidades de escolas para o período de férias.

Com um investimento total de R$ 27.967.343,37, o projeto, com prazo contratual de 22 meses, é uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo estadual e o município de Santos. A conclusão está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.