A equipe multiprofissional do Programa Consultório na Rua (Conar) de Praia Grande promoveu uma ação especial para os homens que frequentam o Abrigo Solidário Eliane Malzoni, no Bairro Quietude. Em alusão ao Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata, foi realizada na quinta-feira (23) uma palestra sobre o tema, além de outras doenças comuns ao público masculino.
Segundo a enfermeira coordenadora do Conar, Regiane Eliza da Costa, a atividade visou reforçar a importância de buscar o acompanhamento em saúde, realizar os exames necessários e cuidar para evitar que o problema surja. “Aproveitamos a oportunidade para também alertar sobre outras doenças, principalmente aquelas que mais acometem os homens, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, além de problemas relacionados ao uso abusivo do álcool e de drogas”, elencou.
Conar – O Programa Consultório na Rua (Conar) é desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município, onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. A equipe é formada por médico, cirurgião-dentista, psicólogo, assistente social, enfermeira, auxiliar e técnica de enfermagem.
A equipe trabalha especialmente com pessoas em situação de rua realizando a abordagem social, testes rápidos de saúde, vacina, aplicação de medicação e orientação para usuários de drogas. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do Município, como as Usafas ou prontos-socorros, dependendo do caso.
Abrigo Solidário Eliane Malzoni – Instalado no Bairro Quietude abre todos os dias, no período noturno, entre as 19h e 7h. O local conta com 72 vagas, banheiro e refeitório. O frequentador pode pernoitar com segurança no abrigo. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (13) 97404-8474.
Novembro Azul – Durante o mês de novembro, as 30 Usafas promovem diversas ações de orientação e educação em saúde, visando o bem-estar do homem e não apenas voltado para o câncer de próstata. Para saber a programação, consulte a unidade na qual está cadastrado. Além disso, as equipes de saúde da família estão à disposição de quem necessitar de atendimento, podendo indicar a possibilidade de realização de exames e encaminhamento para consultas, de acordo com avaliação dos profissionais de saúde.
As Academias da Saúde também estão reforçando as ações do Novembro Azul nas suas atividades com a população. Por meio de palestras e orientação durante as aulas, a meta é incentivar os moradores a praticarem atividade física e adotarem um modo de vida mais saudável.