A Consulta Pública do Túnel Santos-Guarujá terá início no dia 13 de março. O anúncio foi feito por Tarcísio de Freitas, Governador do Estado, e Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos do Governo Federal, em conversa com o Paulo Alexandre Barbosa, Deputado Federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá, durante o Intermodal South America 2024.
“Semana que vem, dia 13 de março, vamos abrir a audiência pública”, afirmou Tarcísio de Freitas. “Dialogando com o Governo do Estado para fazer a maior obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ao lado do governador Tarcísio. Vamos juntos!”, ponderou Silvio Costa Filho.
Projeto vital para a região, o Túnel Santos-Guarujá está finalmente saindo do papel, graças aos grandes esforços de diversas partes interessadas e da articulação realizada por um dos principais arquitetos do acordo entre os governos estadual e federal, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), que preside a Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá.
“Essa é uma importante notícia para o Brasil, para o Estado de São Paulo, mas é um momento histórico para a Baixada Santista, que aguarda há mais de um século por esta infraestrutura crucial. O início da consulta pública é um passo significativo rumo à realização deste projeto há muito esperado, que promete transformar a região e beneficiar a população local e o comércio nacional e internacional”, pontuou Paulo Alexandre Barbosa.
“Como presidente da Frente Parlamentar da Ligação Seca, estamos fiscalizando, cobrando e acompanhando cada etapa para que a obra seja iniciada de fato, que é o nosso principal objetivo. E para isso, a nossa próxima etapa agora é o início da consulta pública em que a sociedade vai poder opinar, projetos poderão ser apresentados. Esse é o principal passo que nós precisamos dar para abrir, ainda este ano, o edital da Parceria Público-Privada (PPP). Esse é o cronograma que estamos acompanhando para termos as obras iniciadas em 2025”, complementou.
Ainda no primeiro semestre deste ano, em parceria com os Governos do Estado e Federal, a Frente Parlamentar da Ligação Seca fará uma visita técnica ao maior túnel submerso em construção no mundo, que ligará a Dinamarca à Alemanha, com 18km de extensão.
O ano de 2024 será marcado pela elaboração do edital e pela contratação da obra, que será realizada sob o modelo de Parceria Público-Privada, com um investimento estimado em R$6 bilhões, financiado de forma compartilhada entre os governos federal e estadual.
O túnel, com aproximadamente 860 metros, oferecerá uma travessia rápida e confortável entre Santos e Guarujá, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento que hoje é feito por balsa. Esta moderna conexão unirá as margens direita e esquerda do terminal portuário por onde passam 30% da balança comercial brasileira.
Segundo dados da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), responsável por conduzir o licenciamento ambiental da ligação seca Santos-Guarujá, o túnel proporcionará acesso mais rápido aos terminais portuários, reduzindo deslocamentos e as emissões veiculares de dióxido de carbono em até 53%. Todos os dias, o túnel deverá atender aproximadamente 28 mil usuários do sistema de barcos e de balsas. A expectativa é de uma diminuição de até 70% da necessidade nas travessias entre a Ponta da Praia, em Santos, e Santa Rosa, no Guarujá.