Geral

Conheça 10 profissões que mais empregam idosos

02/04/2024
freepik

Ao ingressarem na terceira idade, muitas pessoas desejam desacelerar e desfrutar da aposentadoria. Porém, no Brasil, a realidade para alguns idosos é a necessidade de continuar trabalhando para complementar a renda. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de idosos com 60 anos ou mais no mercado de trabalho é de 24%, conforme dados do quarto trimestre de 2023, mostrando um aumento significativo nesse segmento.

Apesar do aumento da presença de idosos no mercado de trabalho, muitos enfrentam dificuldades para encontrar emprego, devido à relutância de algumas empresas em contratá-los, alegando falta de familiaridade com novas tecnologias e tendências.

Para auxiliar aqueles que buscam oportunidades de trabalho na terceira idade, compilamos uma lista das 10 profissões que frequentemente contratam idosos, inclusive preferindo candidatos mais experientes:

1. Síndico de Condomínio
2. Zelador/Porteiro
3. Recepcionista
4. Costureira
5. Empreendedor
6. Motorista de Caminhão
7. Motorista de Aplicativo
8. Corretor
9. Professor
10. Cozinheiro/Auxiliar de Cozinha

Essas profissões oferecem oportunidades para idosos que desejam continuar ativos no mercado de trabalho, proporcionando uma nova perspectiva para essa fase da vida. Se você ou algum familiar está em busca de emprego, concentrar a pesquisa nessas áreas pode ser uma estratégia eficaz para encontrar uma nova oportunidade profissional.