Santos, 476

Confira se você conhece a história de Santos

21/01/2022
Confira se você conhece a história de Santos | Jornal da Orla

Veja se você acertou o quiz sobre personagens, acontecimentos e lugares da cidade de Santos:

1. Qual fotógrafo registrou a cidade no século 19?

RESPOSTA: C – Os mais importantes registros fotográficos de Santos feitos no final do século 19 e começo do 20 são de Militão Augusto de Azevedo (1837-1905). São centenas de imagens, que revelam o cenário urbano e suas transformações. As fotografias foram reunidas em publicações como “Álbum de vistas da Cidade de Santos” (1864-65) e “Álbum de vistas da Estrada de Ferro Santos Jundiaí” (1868).
Foto: Rua do Campo, em foto de Militão Augusto de Azevedo. (acervo do Museu Paulista)

José Dias Herrera foi um repórter-fotográfico que atuou durante 72 anos em Santos e região. Foi testemunha ocular dos principais fatos da história recente da cidade.

Araquém Alcântara é um dos principais fotógrafos de natureza do mundo. Vencedor de diversos prêmios, é autor de dezenas de livros retratando os parques nacionais brasileiros.

Henri Cartier-Bresson foi um fotojornalista francês, fundador da agência Magnun

2. Qual o nome do pirata que invadiu Santos na noite de 7 de setembro de 1566?

RESPOSTA: D – Em fevereiro de 1615, diante da invasão de piratas holandeses comandados por Joris Van Spilbergen, os moradores de Santos se refugiaram no morro mais próximo e rezaram para Nossa Senhora do Monte Serrat, pedindo proteção. Em seguida, a encosta do morro desabou sobre os invasores, matando boa parte deles e afugentando os demais. Com este episódio, foi consagrada a santa padroeira da cidade.

Jack Sparrow é o simpático personagem interpretado por Johnny Depp no filme “Piratas do Caribe”

Edward Teach (1680-1718) foi o pirata inglês que ficou conhecido como Barba Negra. Nunca navegou pela costa brasileira.

Thomas Cavendish foi o corsário inglês que comandou a invasão da Vila de Santos na noite de Natal de 1591. Saqueou ingrejas, casas, engenhos de cana e roubou todo o dinheiro que havia no local: 100.000 cruzados (dinheiro português da época). Para dar um requinte de crueldade à invasão, jogou uma imagem de Santa Catarina no mar, que posteriormente foi resgatada e hoje faz parte do acervo do Museu de Imagem Sacra de Santos.

3. Que tipo de plantação havia na Ponta da Praia até a primeira metade do século 20?

RESPOSTA: C – Os japoneses chegaram no Brasil a partir de 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru atracou no porto de Santos, com os primeiros 781 imigrantes. Parte deles permaneceu em Santos, instalando-se em chácaras na Ponta da Praia, onde cultivavam chuchu, berinjela e pepino. Posteriormente, a colônia nipônica fundou o que hoje é um dos clubes mais tradicionais da cidade, o Estrela de Ouro.

4. Como era o nome da embarcação que encalhou na Ponta da Praia, em 1971?

RESPOSTA: A – O Navio Recreio ficava ancorado em frente à Praia do Góes e abrigava shows e festivais de dança mas na noite de 26 de fevereiro de 1971 uma tempestade rompeu suas amarras e o fez encalhar nas areias da Ponta da Praia.

Já na praia do Embaré, ao lado do canal 5, existem até hoje vestígios de outra embarcação naufragada. Historiadores e arqueólogos acreditam que se trata do veleiro inglês Kestrel, que sofreu um acidente em 11 de fevereiro de 1895, na mesma região dos destroços.

Cap San Antonio foi o navio que ficou desgovernado em 22 de junho de 2021 e colidiu com balsas e o atracadouro da travessia entre Santos e Guarujá.

Fotos:Acervos da Fundação Arquivo e Memória de Santos e do Instituto Histórico e Geográfico de Santos