A Virada SP está de volta a Santos. Neste fim de semana (22 e 23/10), o Centro Histórico recebe programação gratuita e repleta de grandes nomes do cenário nacional, que inclui espetáculos musicais, dança, show de comédia e teatro. Fazendo dobradinha simultânea com a Praça Mauá, o Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100) será palco das artes cênicas.
A peça ‘Os Condenados’, da Cia. Os Satyros, dá a largada ao evento no Guarany, sábado, às 18h. O espetáculo teatral conta a história de uma invasão de pombos brasileiros, oriundos da Praça das Condenadas, em São Paulo, para todo o mundo. Os animais falam a língua dos humanos, proliferam-se e passam a ocupar lugares de destaque na política, nas artes, na ciência, nos esportes e em sociedades de todos os continentes.
Ainda no sábado, às 22h, as atrizes Kate Hansen e Liza Vieira apresentam a obra ‘Sexo dos Anjos’. Escrita por Flávio de Souza, a peça traz duas personagens mulheres prestes a embarcar em uma viagem onde pensam sobre o tema da morte. Aos poucos, a viagem também vai revelando reflexões sobre gênero e os papéis na sociedade.
Já na madrugada de domingo (23), à 0h, o comediante Ítalo Sena traz ao palco do Guarany o seu show solo de Stand Up ‘Mostrando o Meu Trabalho’, que une piadas e observações cômicas às famosas pegadinhas de seu canal no YouTube, o ‘Tá Gravando’.
Ao amanhecer de domingo, a partir das 11h, o teatro recebe o espetáculo infantil ‘O Grande Tesouro’, de Márcio Araújo. Com oito músicas inéditas, o show interativo, que mistura teatro, música e a arte da manipulação de bonecos, une pais e filhos a uma emocionante caça ao tesouro.
Com mais de 30 anos de atuação, a ONG TamTam apresenta seu Grupo de Dança e Coral Inclusivo TamTam em espetáculo único, às 15h. Para encerrar a programação no Teatro Guarany, às 18h, Gilson de Barros apresenta o monólogo ‘Riobaldo’. Adaptação do romance ‘Grande Sertão: Veredas’, considerado a obra-prima do escritor mineiro João Guimarães Rosa, a montagem traz ao centro o ex-jagunço Riobaldo, que relembra sua vida e seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília.
A retirada de ingressos para os espetáculos será realizada sempre uma hora antes de cada apresentação. Vale lembrar que a capacidade do Teatro Guarany é de 270 espectadores.
Música
A Praça Mauá recebe a programação musical da Virada SP com show de Planet Hemp, no sábado (22), às 18h. Na sequência, às 20h30, é a vez de Supla subir ao palco. A banda santista Zimbra toca às 23h. Já na madrugada de domingo (23), à 1h30, Ana Cañas canta os clássicos de Belchior.