Usuários dos serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social (Seas) participaram das aulas do Projeto Conecta PG, uma inciativa que oferece inclusão digital a pessoas idosas e em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, a primeira etapa das aulas atende a cerca de 70 pessoas. Nas aulas, os usuários aprenderam a utilizar aplicativos, páginas da internet, redes sociais e, especialmente serviços digitais, para facilitar a vida e terem mais segurança utilizar a rede.
O Conecta PG foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Planejamento (Seplan) e Secretaria de Assistência Social (Seas) para disponibilização de conectividade e computadores em unidades de assistência social e conta com cooperação da FATEC-PG (Faculdade de Tecnologia) para capacitação dos frequentadores do Centro de Apoio à Família do Educando (Café), Programa de Integração e Cidadania (PIC) e Conviver.
A capacitação ocorreu de duas formas. No celular e para computadores de mesa (desktop), ambas voltadas aos frequentadores das seguintes unidades: Cafe Dr. Sérgio Mainente, Cafe Vila Sônia, Conviver Boqueirão, Conviver Caiçara; Conviver Guilhermina, Conviver Ocian, Conviver Samambaia, Conviver São Jorge, Conviver Solemar, Conviver Tupi, PIC Melvi, PIC Quietude, PIC Real, PIC Sítio do Campo e PIC Vila Alice.
Os alunos aprenderam sobre o uso do celular com segurança, como conectar o wi-fi, como acessar o whatsApp, redes sociais e outros serviços digitais, noções do Youtube, cursos online, entre outros. Os conteúdos variam para celular e para desktop.
Uma das atendidas foi a dona de casa Raquel Francisca da Silva, de 40 anos, que, entre outras coisas, conseguiu explorar mais serviços do site do Município. “Antes eu usava a página apenas para ver as fotos dos eventos. Agora sei onde encontrar notícias, serviços financeiros, pontos turísticos e muito mais. Achei o curso excelente”.
Segundo a secretária de Planejamento do Município, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, a ação faz parte da transformação digital que vem ocorrendo em Praia Grande. “É uma forma de oportunizar conhecimento digital que possibilite acesso a serviços públicos, cursos e entretenimento propiciados pela Internet e, consequentemente ampliar a rede de atendimento”.
Ainda não há data definida para a formação da nova turma do curso.