O Campeonato Santista de Ciclismo, que acontece neste domingo (28/5), vai levar cerca de 200 atletas às ruas de Santos. Com largada prevista para as 8h, no cruzamento das Avenidas Pedro Lessa e Senador Dantas, e chegada no mesmo local, a prova contará com 27 categorias, entre feminino, masculino e Kids, além das categorias para PCDs: C1 a C5 e handbike (masculina e feminina).
O secretário de esportes Gelasio Ayres Fernandes Júnior falou sobre a importância da competição para o incentivo à modalidade.
“O ciclismo tem muitos adeptos na nossa cidade, que, pela sua característica plana, favorece muito a prática da modalidade. Além de ser um esporte completo, com inúmeras vantagens para o corpo e a mente, tem também a questão ambiental, ou seja, merece cada vez mais incentivo do poder público e é isso que estamos fazendo na Semes através de iniciativas como essa, como a Área de Treinamento de Ciclismo (ATC), entre outras”, diz.
A ATC funciona todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 4h às 6h, nas avenidas Bartolomeu de Gusmão e Saldanha da Gama (orla da praia), no trecho entre as ruas Alexandre Martins e Capitão João Palermo, no sentido Ponta da Praia, onde a pista é isolada para uso exclusivo dos praticantes.
O lugar é um espaço voltado para o ciclismo, ciclismo adaptado, mountain bike e triatlo. O projeto conta atualmente com cerca de 200 frequentadores, de 10 assessorias.
Mudanças no trânsito
A Avenida Pedro Lessa terá trechos interditados para a prova. A via terá ambos os sentidos bloqueados no trecho do percurso a ser percorrido pelos atletas, entre as avenidas Siqueira Campos (canal 4) e Almirante Cóchrane (canal 5), das 7h às 11h.
Já em outro trecho, ponto de largada dos competidores, a Pedro Lessa terá interdição de uma hora, entre 6h e 7h (confira os detalhes no quadro). As informações sobre os desvios e rotas alternativas estarão no aplicativo Waze.