Economia

Como usar o 13º salário com sabedoria

01/12/2021
Freepik

Especialista explica que dá para comprar presentes, pagar dívidas e poupar

O recebimento do 13º salário é mais do que bem-vindo para os cerca de 31 milhões de brasileiros que trabalham com carteira assinada, que têm direito ao benefício. No entanto, é preciso calma e planejamento para usar o dinheiro da melhor maneira.

“Tudo bem pegar parte do 13º salário para comprar presentes e confraternizar com familiares e amigos, mas é importante também guardar uma parte e cultivar esse hábito”, explica o especialista em finanças Marcelo Ramalho, CEO da Provu, fintech de meio de pagamento e empréstimo pessoal. “Além dos presentes de Natal, também é importante começar o novo ano no azul e com um planejamento financeiro ajustado para sua renda”, ressalta.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a economia brasileira receberá uma injeção de R$ 232,6 bilhões, o que representa aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

 

 

Quando é pago o 13º salário?

A lei estabelece que a primeira parcela do 13º salário já pode ser paga a partir do primeiro dia de fevereiro, e, no máximo até o dia 30 de novembro (que é o que acontece na prática). Essa parcela só não será paga a quem já recebeu a metade durante as férias.

Já a segunda parcela, sobre a qual incidem os descontos de INSS e IR, deve ser paga até 20 de dezembro, inclusive para os trabalhadores que já receberam a primeira parcela paga com as férias. Caso seja no final de semana ou feriado, é preciso ser antecipado para o último dia útil antes da data.

 

O que é descontado no 13°?

  • INSS
  • Imposto de renda
  • Pensão alimentícia

Os descontos desses encargos são feitos na 2° parcela e deve ser considerado o valor total do décimo terceiro e não nas parcelas.

 

O especialista dá algumas dicas para usar o 13º salário com sabedoria:

 

1. Acerte suas Dívidas:

Este é um ótimo momento para negociar e quitar aquelas dívidas adquiridas ao longo do ano. Comece com as parcelas mais altas, aquelas que consomem mais sua renda mensal, e comece 2022 com um planejamento financeiro mais adequado. Negocie com a instituição financeira ou com a pessoa que você deve. Nesta época do ano, também é o momento em que você vai conseguir mais descontos para pagar suas contas.

 

2. Faça uma lista de presentes possíveis e acessíveis:

O Natal é também conhecido pela árvore repleta de presentes. Mas se sua situação financeira não está das melhores, não coloque “os pés pelas mãos” e aposte em uma lista de presentes mais barata. Se você tiver algum dom ou talento, também vale fazer algo mais caseiro para as pessoas que você gosta com um bilhete de agradecimento pelo ano que passaram juntos. Se tiver alguém que deseja muito presentear com algo mais caro, aproveite os descontos dessa época do ano ou aposte em uma forma de pagamento com juros e taxas menores.

 

3. Reserve parte da renda para as despesas de início de ano:

Se dezembro é bom por conta do 13º salário, janeiro é totalmente o oposto. IPVA, matrícula e material escolar, entre outros gastos, acabam pesando mais o orçamento nos primeiros meses do ano. Para não começar 2022 se enrolando nestas contas, é importante reservar parte do dinheiro para estas despesas. O ideal é que essa prática se torne um hábito para conseguir sair do “aperto”, comenta Ramalho.

 

4. Comece 2022 com uma reserva emergencial

As adversidades trazidas pela pandemia fez com que as pessoas percebessem a importância de guardar dinheiro. Mesmo que seja um valor bem pequeno do seu 13º, é super válido começar agora o hábito de poupar parte do seu salário, para que tenha uma reserva de emergência enxuta. Caso você já tenha uma, que tal reforçar a sua reserva colocando boa parte deste salário extra nela?