Confira as dicas para se tornar um empreendedor de sucesso e conseguir ser o seu próprio chefe.
O Brasil vem batendo recordes de novos registros para Microempreendedor Individual (MEI). São mais de 11,3 milhões de trabalhadores registrados dessa maneira, de acordo com o governo federal. Se por um lado este cenário reflete o grande volume de desempregados no país, por outro mostra um aumento do número de empreendedores. Fato é que muitas pessoas querem empreender, se tornarem chefes de si mesmas, mas não têm ideia de por onde começar. O caminho para ter a própria empresa é tortuoso e cheio de desafios, mas pode ser muito gratificante.
Neste sentido, para todos aqueles que querem empreender em suas próprias carreiras, algumas dicas podem ser bastante úteis. Ao se tornar empreendedor, você nunca mais vai precisar se preocupar se deve escrever curriculum ou currículo. Talvez, precise entender como se constrói um portfólio, afinal, seu trabalho deverá ser exposto para o público a partir de agora.
Empreendedorismo: você é a sua própria empresa
Quando falamos em empreendedorismo é bom que os profissionais tenham em mente que eles devem se tornar a sua empresa. Ou seja, cada pessoa conseguirá estabelecer relações profissionais a partir de suas ações pessoais. Um exemplo seria pensar em um jornalista que começou a trabalhar para empresas como redator. Sua conta no Instagram pode ser usada para divulgar sua rotina e dar conselhos a outros profissionais da área. Através do perfil nas redes sociais, é possível publicar textos, críticas e crônicas a fim de atrair clientes.
Aliás, você pode direcionar as pessoas para o seu site ou o da sua empresa através das redes sociais. Tudo isso é feito de forma gratuita, basta ter um dispositivo com acesso à internet e que seja eficiente. Do resto, não é preciso pagar nada para começar. O caminho do empreendedorismo se dá desta forma. Com bastante persistência e insistência, as coisas acontecem.
Invista seu tempo em conhecimento
Embora seja um jargão popular e usado amplamente, o conhecimento é de fato um bem que ninguém pode tirar de você. Estudar e aprimorar suas habilidades tendem a trazer bons frutos com o passar do tempo. Além de ficar com a mente mais ágil e com suas competências aprimoradas, você começa a se destacar de outros profissionais. Mais do que isso, em plena era da informação, deter conhecimento é deter oportunidades. Talvez você possa criar um curso ou dar aulas para ensinar outras pessoas sobre os temas em que se tornou expert.
O mais importante é entender que o aprimoramento profissional leva tempo. No caminho do empreendedorismo será necessário abdicar de férias por tempo e de algumas outras “regalias”. Porém, trata-se de uma construção com vistas para o longo prazo e que deve ser feita de forma gradual. Não tenha pressa em conquistar rápido demais. Siga o caminho de forma analítica e atenda para os encontros que a vida te proporciona.
…
Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante.