Alta Rotação

Como praticar a direção segura

01/03/2024
Como praticar a direção segura | Jornal da Orla

Quando estiver dirigindo, nunca use o celular ou fique com objetos que impeçam sua mão de desenvolver a atividade que você está fazendo

Direção segura é um conjunto de atitudes que visa garantir mais segurança ao motorista, passageiros e ao trânsito de um modo geral. Essas ações ajudam a evitar acidentes e podem estar relacionadas ao cuidado com o veículo, ao comportamento do motorista e também à sua própria experiência. Por isso, separei algumas dicas de direção segura para que sua frota sempre dirija com segurança. Confira!

A primeira coisa a fazer é conferir se as condições de direção são as mais adequadas para você, começando pela posição do corpo. O ideal é que você fique com braços e pernas ligeiramente dobrados e com as costas no encosto em um ângulo próximo a 90 graus. É importante que você se sinta confortável e tenha clara noção da visibilidade através de todos os espelhos.

Desenvolva o hábito de afivelar o cinto assim que entrar no veículo, antes mesmo de ligar o carro. Certifique-se também que todos os ocupantes façam o mesmo. Esteja sempre com as mãos no volante e evite tirá-la para outras coisas além de trocar a marcha. Em um momento de risco é essencial que você esteja apto a manobrar rapidamente, de forma prevenir uma colisão ou outros acidentes. Por isso, jamais utilize o celular ou fique com outros objetos que impossibilitem sua mão de desenvolver corretamente a atividade que você está fazendo.

Mantenha uma distância segura dos outros veículos. Um dos tipos de acidentes mais comuns é a colisão traseira. Normalmente, ela é resultado de uma prática de direção que não considera o fator da distância entre os veículos. Por isso, fique atento à distância que você deve manter do veículo da frente. Lembre-se de que, em caso de uma emergência, você precisará de espaço suficiente para parar seu carro e evitar uma colisão.

Com essas dicas sobre direção defensiva você estará zelando pela sua saúde e das outras pessoas também. Por isso, todo cuidado é sempre bem-vindo. Eu fico por aqui, até a próxima!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço