Alta Rotação

Como escolher melhor o seguro do carro

16/02/2024
Como escolher melhor o seguro do carro | Jornal da Orla

Depois que compramos o tão sonhado carro, é muito importante contratar um seguro automotivo. Afinal, o seguro é uma proteção que garante a indenização em caso de dano material. Para ajudar na escolha do seguro mais adequado ao seu perfil, separei algumas dicas.

Primeiro, compare diversas seguradoras. Os preços de seguros com coberturas semelhantes em diferentes seguradoras podem apresentar uma diferença de 100% ou até mais. Verifique sempre as coberturas e serviços e analise o custo benefício. No caso de renovação, consulte cotações em pelo menos duas ou três novas companhias.

Contrate o que realmente precisa. Caso você use pouco o carro, é possível retirar algumas coberturas e serviços adicionais. Por outro lado, se o veículo for utilizado diariamente para ir ao local de trabalho ou estudar, é recomendável a contratação de coberturas mais amplas, como carro reserva e assistência 24 horas – desde que o carro não seja zero quilômetro.

Verifique o valor da franquia: quanto maior o preço da franquia, menor o valor da apólice. No entanto, antes de optar pela franquia mais alta, é importante lembrar que o segurado deverá arcar com todas as despesas que custem menos que o valor estipulado em contrato. Portanto, avalie cuidadosamente se o orçamento comporta a franquia escolhida em caso de sinistro.

Estacione em garagens e utilize dispositivos antifurto, pois a maioria das seguradoras oferece vantagens para veículos que não ficam expostos na rua, principalmente durante a noite. O desconto pode variar entre 5% e 10%, de acordo com o período que o carro passa dentro de garagens privativas ou estacionamentos. O mesmo vale para a utilização de dispositivos antifurto no veículo, como bloqueadores ou rastreadores: é possível obter um bom preço na apólice se conseguir agregar estes dois requisitos. Eu fico por aqui, até a próxima!

 

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço