Sala de Ideias

Como anda sua hidratação no inverno?

15/07/2022
Depositphotos

Barbara Romano

Beber água deve ser uma preocupação constante na sua vida. Gravem isso. Você tem que pensar nisso diariamente e criar estratégias que te ajudem, até virar um hábito. Mas até mesmo para quem já se acostumou e tem uma boa rotina de hidratação, o inverno ou o tempo frio podem ser um fator de preocupação e atenção.
Isso acontece porque geralmente em temperaturas mais amenas podemos ter a sensação que sentimos menos sede. Uma razão para isso acontecer é porque nessas temperaturas a tendência é que se perca menos líquidos, por na teoria transpirarmos menos, e isso pode interferir na necessidade do corpo em ingerir água.

Mas, mesmo no inverno, as diversas funções do organismo dependentes de uma boa hidratação continuam acontecendo, como a própria hidratação do organismo e da pele, o bom funcionamento do sistema renal, intestinal, sistema nervoso, articular, entre outros.

Para auxiliar na hidratação mesmo no inverno, podemos intensificar o consumo de alguns algumas frutas ou legumes que tem mais água, como o melão, melancia, chuchu, pepino e alface, por exemplo, além de incluir mais sopas em algumas refeições, já que também têm água. Sucos e chás, de preferência naturais e sem açucar, também podem ser consumidos, mas lembrando que a ingestão de água deve ocorrer independente disso, e de preferência sem esperar sentir sede.

Assim, algumas estratégias que podem ajudar nesse processo: tenha uma garrafinha, leve-a com você aos lugares e beba dela (não adianta ficar de enfeite), até porque é uma boa estratégia para quantificar como esta o seu consumo; baixe aplicativos ou coloque alarmes em horas marcadas que te lembrem de beber água; se tiver muita dificuldade, quando lembrar de tomar água e for beber um copo, já tome dois; tente estabelecer metas pelos períodos do dia (beber tantos litros de água até o almoço, de tarde e a noite).

Outra dica legal é fazer associações com situações da sua rotina já estabelecidas. Por exemplo, se você trabalha sentado, toda vez que levantar para fazer algo acostume-se a pegar um copo de água; se você trabalha com publico ou atendimento, beba um copo de água entre uma consulta e outra; se você toma cafezinhos ao longo do dia, beba sempre um copo de água antes do café. Tente anotar diariamente em um papel ou no celular quanto de água tomou – e incentive sua família, amigos e pessoas do trabalho a fazer o mesmo.

Barbara Romano – CRN 3: 4548-4. Nutricionista pós-graduada em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício pela USP

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.