Saúde

Como amenizar o calor no verão

29/12/2023
Depositphotos

É difícil aguentar os dias extremamente quentes e as noites sufocantes deste verão. Esta é uma situação de perigo para a saúde, pois os termômetros elevados favorecem os casos de desidratação, principalmente entre as crianças e os idosos, aumenta o número de infarto, de crises respiratórias e de enxaqueca. Por isso, além de ingerir bastante água, sucos e outras bebidas leves, vale tomar alguns cuidados para refrescar o corpo, a casa e até o seu pet, aliviando a sensação de calor.

Fique longe do sol – Principalmente entre o meio-dia e às 16h e mesmo assim use protetor solar diariamente, chapéu e óculos de sol;

Atividade física – Faça exercícios no início da manhã ou ao fim da tarde, quando a temperatura estiver mais amena;

O que vestir – Use roupas leves de cores claras, nunca preta;

Beba muito líquido – Evite o álcool e a cafeína. Água natural e sucos de frutas são as melhores opções;

Evite refeições picantes e indigestas – Prefira saladas e massas, que são mais facilmente digeridas;

Refresque o corpo – Tenha o ar- condicionado ligado ou um ventilador por perto sempre que possível e deixe as portas e janelas abertas para que haja uma renovação do ar. Tomar vários banhos durante o dia também ajuda a espantar o calor. Mas, nesse caso, deixar somente a água correr pelo corpo é o mais indicado, pois o uso excessivo de sabonete pode levar ao ressecamento da pele.

Algumas medidas dentro de casa podem ser tomadas para amenizar a sensação pesada do calor. Manter as cortinas fechadas durante o dia e abrir as janelas à noite para aproveitar o ar mais fresco, trocar as lâmpadas quentes por frias e umidificar o ar são boas alternativas.

Atenção com o pet

A sensibilidade dos animais é diferente da nossa. No geral, os cachorros sentem mais calor – e mais frio também, principalmente os pets de pelo curto – do que as pessoas. Além de causar desconforto, o excesso de calor pode provocar convulsões e, nos casos mais extremos, levar o cãozinho à morte. Os cuidados devem ser ajustados ao tipo de animal que se tem em casa.

Não force passeios – Apesar de importantes para liberar a energia do cão e mantê-lo saudável, os exercícios físicos aumentam a temperatura corporal e podem ser um perigo para o cão.

Estimule a tranquilidade – Ajude seu pet a se manter calmo, sem atividades que o deixem muito agitado.

Crie espaços frescos – É importante que o cão tenha uma área de fácil acesso para se refrescar. Se a casa tiver jardim, uma opção é mudar a casinha para debaixo de uma sombra ou próximo à varanda da casa.

Água em abundância – Espalhe potes de água pelo ambiente ocupado pelos peludos, para que eles sempre tenham como se hidratar facilmente. E troque a água várias vezes ao dia, mantendo-a sempre fresca.