Saúde

Como hábitos mais saudáveis podem ajudar no combate ao estresse

22/09/2023
Freepik

Determinados alimentos e bebidas possuem a capacidade de atenuar os sintomas do estresse, como ansiedade, nervosismo e irritabilidade. Ao mantermos o corpo bem nutrido, estamos, de fato, fortalecendo sua capacidade de enfrentar o estresse de forma mais eficaz.

Uma dieta que seja tanto saudável quanto equilibrada nos proporciona os nutrientes essenciais para otimizar o desempenho corporal, incluindo vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. Além de contribuir para a diminuição do risco de doenças crônicas, enfermidades cardíacas e respiratórias.

Para mais, o estresse também pode levar ao ganho de peso, à obesidade e à fadiga.

“Para manter uma rotina de alimentação saudável, é preciso fazer refeições regulares e equilibradas ao longo do dia, escolher alimentos frescos e integrais, limitar a ingestão de alimentos processados, açúcares e gorduras saturadas e beber bastante água”, alerta o Dr. Edson Ramuth, CEO do Emagrecentro.

Essas alterações podem afetar a aparência física e a autoestima das pessoas. Especialista em nutrologia e emagrecimento, Ramuth, lista alguns exemplos de alimentos e bebidas para ajudar no combate ao estresse:

  • Frutas e vegetais: são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, que são nutrientes essenciais para a saúde mental. Eles também são uma boa fonte de fibras, que podem ajudar a regular o açúcar no sangue e reduzir a inflamação. Por exemplo, os alimentos ricos em magnésio, como vegetais verde-escuros, ajudam a relaxar os músculos e a aliviar a ansiedade. Ingredientes ricos em vitamina C, como frutas cítricas, morangos e pimentões, são boas opções para fortalecer o sistema imunológico e reduzir a suscetibilidade a doenças;
  • Peixes gordurosos: como salmão, atum e sardinha, são uma excelente fonte de ômega-3 e têm sido associados a uma redução na ansiedade. O nutriente é um anti-inflamatório natural, que pode ajudar a reduzir a inflamação associada ao estresse. Além de aumentar a produção de serotonina, que ajuda a regular o humor, e reduz os níveis de cortisol;
  • Cacau: é uma ótima fonte de flavonoides, que são antioxidantes que podem ajudar a proteger o cérebro do cansaço;
  • Chá-verde: por ser uma fonte de catequinas, são antioxidantes e podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar o humor;

Exercícios físicos também são aliados

O estresse, quando sentido de forma recorrente, pode gerar problemas para a nossa saúde e a prática regular de atividades físicas surge como um remédio natural para combatê-lo. Ronaldo Godoi, Educador físico, ressalta que os exercícios físicos ajudam a desconectar as preocupações, frustrações e ansiedade, por produzirem substâncias no organismo que promovem a sensação de bem-estar.

“Você não precisa se tornar um atleta para ter bons resultados e melhorar sua qualidade de vida. Para isso, você só precisa escolher uma atividade física que lhe seja prazerosa e desperte vontade de reproduzi-la diariamente. É comprovado cientificamente que a prática regular de exercícios ajuda a saúde mental porque, quando você se movimenta com frequência, a circulação sanguínea corporal aumenta, melhorando o sistema imunológico”, explica Ronaldo.

As atividades físicas desempenham um papel crucial na diminuição dos sintomas do estresse, colaborando no processo de produção e liberação da endorfina na glândula hipófise, localizada em nosso cérebro. Esse processo não apenas eleva os sentimentos de felicidade e relaxamento, mas também gera uma série de benefícios ao corpo. A endorfina, um neuro-hormônio produzido pelo organismo, não só melhora o humor e aumenta a disposição, mas também proporciona alívio das dores. Ronaldo Godoi separou três opções de exercícios como uma estratégia envolvente para cuidar tanto do seu corpo quanto da sua mente. Confira:

Caminhar

A caminhada se destaca como uma atividade simples, acessível a todos e isenta de contraindicações, tornando-se uma opção perfeita para a rotina diária.

Correr

A corrida estimula bastante a produção e liberação de endorfina, é uma ótima opção para dissipar as pressões de um dia ou semana intensa.

Dançar

Dançar é uma atividade divertida, indicada para todas as idades, que promove a movimentação do corpo inteiro e, além de aliviar o estresse, carrega um leque extenso de benefícios.