Santos foi a penúltima cidade a receber a expedição luso-brasileira que repete os passos de Dom Pedro I antes da proclamação da Independência. A visita ocorreu nesta quarta-feira (06), no Pantheon dos Andradas, Centro Histórico, às vésperas do 7 de Setembro — quando a comitiva concluirá o itinerário histórico às margens do Rio Ipiranga, na Capital.
Os integrantes do grupo passaram por 24 cidades, espalhadas entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O ponto de partida foi Ouro Preto (MG), de onde a delegação saiu em 29 de agosto. O roteiro exalta D. Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil, que governou entre 1822 e 1831, responsável por declarar a independência em 7 de setembro de 1822 e por outorgar a primeira Constituição em 1824.
Intitulada ‘200 Anos – Os Caminhos da Independência do Brasil’, a expedição foi idealizada pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB) em comemoração aos 200 anos da Independência, celebrados em 2022.
O evento integra o projeto Heróis Portugueses do Brasil, que conta com duas excursões anteriores: uma em homenagem a Pedro Teixeira, que assegurou praticamente toda a Amazônia para o Brasil, e outra para Martim Soares Moreno, figura fundamental para impedir que os franceses e holandeses dominassem o Nordeste.
Filho do atual presidente de Portugal (Marcelo Rebelo de Sousa) e vice-presidente da FCPCB, Nuno Rebelo de Sousa salientou os laços de amizade entre os dois povos. “Estamos numa das cidades mais portuguesas do Brasil. Unidos pela história, pela língua, mas também pela educação. Temos mais de 15 mil alunos brasileiros em solo português, o que demonstra essa ligação”.