Meio Ambiente Santos

Comitiva alemã conhece projeto de enfrentamento às mudanças climáticas de Santos

08/12/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Uma comitiva do Governo da Alemanha esteve no Monte Serrat, na terça-feira (6/12), para acompanhar a evolução de um projeto de enfrentamento às mudanças climáticas aplicado no morro, em parceria entre Santos e o país europeu. Além de analisar a Cidade do alto do Cassino do Monte Serrat, as autoridades se reuniram com a comunidade na sede da Sociedade de Melhoramentos do bairro.

O projeto, chamado de Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE), foi desenvolvido em 2019 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) com participação da Defesa Civil de Santos e apoio da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ, em alemão). Após uma pausa em razão da pandemia, o projeto foi retomado neste ano.

“É um privilégio poder cooperar com esse trabalho tão amplo. São tantos os desafios em Santos, desde o porto, a proteção da Mata Atlântica, das comunidades nos morros, da costa. São desafios multifacetados e enfrentar todos eles baseados na ciência, como vocês estão fazendo, é fantástico”, afirmou a secretária-geral do Ministério Federal das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha e representante especial do Governo Alemão para Política Climática Internacional, Jennifer Morgan.

O titular da Semam, Marcos Libório, agradeceu a presença da comitiva e disse que o Projeto AbE é sinônimo de esperança para Santos. “É um trabalho que já gera bons frutos e que a gente vê continuidade porque essa cooperação ciência, comunidade e governo têm feito a diferença aqui no Monte Serrat, mostrando que as soluções sustentáveis são possíveis na Cidade. E é essa é a visão de futuro que queremos”.

Além dos membros do Ministério alemão das Relações Exteriores, também estavam presentes representantes dos ministérios federais alemães do Meio Ambiente e da Economia e Ação Climática, bem como da Embaixada da Alemanha em Brasília (DF) e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, incluindo a cônsul-geral no Estado, Martina Hackelberg. Pelo Brasil, compareceram membros da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), projeto ProAdapta da GIZ, Seman e Defesa Civil de Santos.