Com a chegada do MSC Seaview ao Porto de Santos, nesta sexta-feira (8), tem início a temporada de cruzeiros 2024/25 na Cidade. Mais de 150 paradas, sendo 40 só do MSC Seaview, e 14 navios, dentre eles o MSC Grandiosa – o maior navio de cruzeiros a navegar por águas brasileiras, são esperados para o período que vai até 20 de abril de 2025.
Os 14 navios são divididos em dois grupos: 7 deles (MSC Grandiosa, MSC Seaview, MSC Orchestra, MSC Armonia, MSC Splendida, Costa Pacifica e Costa Diadema) serão responsáveis pelo turismo de brasileiros, a chamada navegação de cabotagem; os outros 7 são navios de longo curso e trarão turistas de outros países.
Economia
Mais de 1 milhão de turistas são esperados no Terminal de Passageiros Giustrefo Santini-Concais com o impacto avaliado em R$1,5 bilhão na economia da região, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil).
São impactos gerados pelos gastos realizados por viajantes e tripulantes durante a viagem (alimentação, suvenires, excursões, transporte etc.), além dos realizados pelas armadoras durante a operação da temporada de cabotagem no Brasil (bens e serviços com taxas portuárias, combustível, alimentação, bebida, água, lixo e combustível). Há ainda a compra de produtos e serviços das empresas e estabelecimentos do segmento (hotéis que adquirem alimentos e bebidas, serviços de transporte etc.) e o benefício aos moradores com salários, aluguéis, entre outros.
Mais empregos
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino, aponta que o turismo representa a segunda maior arrecadação de Imposto sobre Serviços (ISS) da Cidade – perdendo apenas para o Porto – e é um importante vetor de desenvolvimento econômico e social para qualquer município. “O turismo vem batendo sucessivos recordes na nossa cidade, como, por exemplo, as últimas férias de verão. Então, esperamos que esta temporada de cruzeiros supere os números da anterior e gere milhares de empregos em todo o trade turístico”.
O Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR) está otimista quanto à economia local com o início da temporada de cruzeiros, que inicia a partir do dia 8 de novembro, e calcula um aumento de até 10% nas vendas do comércio.
Para Omar Abdul Assaf, presidente do Sincomércio-BSVR a temporada de 2023/2024 foi a melhor registrada nos 12 últimos anos, mas este ano tem potencial para ser ainda melhor. “No ano passado, alcançamos números significativos, mas a expectativa para 2025 é positiva, visto que a previsão estima um crescimento de até 10% no comércio. Teremos uma temporada maravilhosa”, conclui Omar.
Réveillon
Pela primeira vez em Santos um navio irá ancorar para assistir a tradicional queima de fogos no réveillon.
O Costa Pacifica, que neste ano volta a fazer roteiros passando pelo Terminal Marítimo Giusfredo Santini, foi o escolhido pela armadora Costa Cruzeiros para o roteiro especial que testemunhará o Ano-Novo santista.
O navio parte da Cidade em 29 de dezembro, visita Angra dos Reis, Ilhabela e retorna no dia 31 para o espetáculo dos fogos. Depois, segue para Balneário Camboriú, Búzios, Rio de Janeiro e desembarca em Santos em 5 de janeiro de 2025.
O prefeito Rogério Santos destacou que a Cidade passa, agora, a seguir o exemplo das principais capitais turísticas do mundo. “É uma ação extremamente importante para divulgar Santos não só no Réveillon, mas em toda a temporada, em todas as estações do ano”. A importância da presença maciça de turistas no Município é outro fator de destaque. “Batemos o recorde nessa última temporada de passageiros dos últimos 12 anos, o que gerou mais de 6 mil empregos diretos, e outros 16 mil indiretos, movimentando a economia e aumentando o potencial turístico da Cidade”.