Santos

Começa a concretagem na Zona Noroeste de Santos

13/11/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos
Começou nesta segunda-feira (13) a concretagem de passeios acessíveis próximo ao número 67 do Caminho da Capela, no Rádio Clube. O espaço está sendo transformado em uma área de convivência e lazer para os moradores, com playground e jardim.
Além das atrações de passatempo e diversão, a área também será contemplada com melhorias na infraestrutura, como substituição de bocas de lobo e limpeza e desobstrução da rede de drenagem, novas guias e sarjetas, calçadas com detalhes em mosaico português, iluminação LED e paisagismo.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, hoje em local improvisado, ganhará nova capela, agora em alvenaria. Os trabalhos deverão estar concluídos em dezembro.
“O objetivo é melhorar o conforto, acessibilidade e segurança para os usuários do bairro e ampliar a promoção de qualidade de vida e bem-estar aos moradores”, explicou o secretário Wagner Ramos, titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Seserp), órgão responsável pela supervisão e acompanhamento das obras.
O espaço público localiza-se atrás do Conjunto Habitacional Dale Coutinho e próximo a uma área carente de espaços infantis e de convivência.
“Esse local é um pouco distante de centros recreativos do bairro, mas com elevado número de crianças, o que levou a Prefeitura a desenvolver projeto para revitalizá-lo e oferecer uma área organizada, para o lazer e convivência de pessoas de diferentes idades”, prosseguiu o secretário.
O playground, a ser recoberto com piso emborrachado, contará com um escorregador, balanço de dois lugares e gangorra dupla, tudo em madeira de eucalipto, além de dois animolas (banco em formato de animais, dotado de molas), segundo Almir Rodrigues Frade, da Seserp, que acompanha as obras.
Em uma faixa de piso em cor contrastante que dividirá o playground, será pintado um jogo de amarelinha. A área infantil, protegida guarda-corpo em aço galvanizado, contará com gramado nas extremidades. Já a capela será iluminada por refletor.
O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) prevê ainda bancos de concreto, duas lixeiras e iluminação com duas luminárias de tecnologia em LED, potência máxima de 60 Watts cada, em poste de seis metros de altura útil.
A revitalização da praça está a cargo da empreiteira Aliança, vencedora da concorrência pública, e representa investimento de R$ 267.608,95, sendo R$ 199.999,99 provenientes do governo estadual e o restante, do orçamento municipal.