Política

Com governo Lula, terminal STS-10 vira “Tecon Santos 10”

21/03/2025 Marco Santana

Existe uma orientação direta do Palácio do Planalto para que as equipes técnicas do Ministério de Portos chamem o projeto do megaterminal de contêineres no Saboó de “Tecon Santos 10”, e não mais “STS-10”. O motivo: as abreviaturas “STS” remetem aos editais lançados durante a gestão Bolsonaro – quando o ministro responsável pelo setor era Tarcísio Gomes de Freitas, atual governador de São Paulo.

Nova orientação
Em sua passagem por Santos, quando participou do lançamento do edital do túnel Santos-Guarujá, o ministro Rui Costa (Casa Civil) lembrou que “a gestão anterior” queria privatizar a Autoridade Portuária de Santos (APS).

Briga de cachorro grande
A licitação para o megaterminal de contêineres, que quando estiver em pleno funcionamento será o maior do Porto de Santos, terá ao menos três concorrentes de peso: um grupo europeu, uma empresa chinesa (turbinada pelo poderio estatal daquele país) e uma empresa 100% brasileira que atua no agronegócio.

Cânhamo industrial
A regulamentação do cultivo do cânhamo industrial no Brasil é o tema da audiência pública que acontece na quinta-feira (27), no auditório Teutônio Vilela, na Assembleia Legislativa. O evento reunirá especialistas como a engenheira agrônoma Ana Paula Porfírio, assessora especial do Ministério da Agricultura; Bruno Pegoraro, presidente do Instituto Ficus e a veterinária Daniela Bittencourt, da Diretoria Executiva da Embrapa sobre Cannabis. O evento será realizado por iniciativa do deputado estadual Caio França, presidente da Frente Parlamentar que trata do uso medicinal da cannabis.

Gracinha e mentira
Na ânsia de defender o governador Tarcísio de Freitas, o deputado estadual Matheus Coimbra (PL) falou uma grande mentira sobre Eduardo Suplicy, seu colega de Assembleia Legislativa. Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o parlamentar critica o pedido de impeachment feito pela presidente do Instituto de Referência Negra, Beatriz Lourenço, por conta dos homicídios cometidos por policiais. “Quando esse pedido chegar na Alesp, ele vai direto para a lata do lixo”, diz. No final, acrescenta, querendo fazer gracinha: “Já aproveita e me traz o projeto do Suplicy, de liberar drogas, que eu jogo no lixo também”.

Redução de danos
Coimbra parece se referir à proposta de criar espaços para o uso de substâncias psicoativas, monitorado por profissionais. Suplicy não está inventando a roda. O projeto é baseado na política de redução de danos, adotada em países como Canadá, Suiça e Portugal.

Medalha para mulheres
Em São Vicente, o vereador Edison Oliveira, o Edinho Ferrugem (PSD), quer incluir no calendário oficial da cidade a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino e criar a medalha Mulheres Empreendedoras, para homenagear as que se destacam em suas áreas de atuação.

Caminhada radical
Já o vereador Jailton dos Santos, o Jatobá (Podemos) propõe incluir no calendário oficial de São Vicente a Caminhada Radical, a ser realizada anualmente, no segundo domingo de março. “O evento consiste em unir as modalidades esportivas em comemoração ao dia do Skatista Vicentino, um grande momento de união do esporte com diversas modalidades e atrações”, explica.