Esportes

Com final no Instituto Neymar Jr, Brasil define “convocados” ao Qatar para Mundial do Craque

03/05/2022
Marcelo Maragni/ Red Bull Content Pool

Sede de etapas mundiais, o Instituto Projeto Neymar Jr abriu os portões para receber, no domingo (1/5), a final brasileira do maior torneio de futebol amador do planeta, o Red Bull Neymar Jr’s Five. Para quem admira a versão ‘raiz’ do esporte, dribles, belas jogadas, golaços, rivalidade e emoção à flor da pele não faltaram. Nas categorias mista e feminina, Consagrados FC (SP), de Lucaneta, ‘parça’ de Ronaldinho Gaúcho, e Resenha 013 (SP), respectivamente, superaram as adversidades, ficaram com o título nacional desta edição e ainda carimbaram o passaporte rumo ao Qatar para a disputa da etapa internacional, no final de maio.

“A gente sempre sonhou em ser jogador de futebol. E quando nós jogamos esse tipo de competição, em que podemos representar nosso País, nós nos sentimos como se fôssemos profissionais. Estamos engasgados pelo resultado de 2018, pois poderíamos ter sido os vencedores. Ficamos muito tristes à época e, agora, nós vamos tentar realizar o nosso sonho”, afirma Lucaneta, que foi campeão brasileiro do torneio, em 2018, ao lado de Henry, mas parou no mata-mata do Mundial.

Na categoria feminina, o Resenha 013 (SP) fez jus ao retrospecto e faturou o tricampeonato nacional na modalidade. Mesmo diante do belo futebol apresentado por Exterminadoras F.C (MG) e Vila Show (PE), as meninas souberam assimilar uma derrota e analisar o estilo de jogo das adversárias para comemorar o título. Na final, as meninas da Baixada Santista enfrentaram as mineiras que, até então, encantaram o público com um futebol vistoso, dinâmico e muito ofensivo. Vitória apertada por 1 a 0, com gol logo no começo.

“A pressão é ainda maior por estarmos dentro da casa do Neymar (Instituto Projeto Neymar Jr) e representando a cidade em que ele cresceu. Ficamos com o coração a mil. Todo ano é muito difícil e, em 2022, foi ainda mais disputado. Eu queria muito ir ao Qatar, mas a vontade de reencontrar o Neymar Jr é ainda maior”, diz Marynara Avelino, campeã mundial em 2018 e que até já viajou à França para encontrar o craque.

Com o resultado da final nacional de 2022, o Brasil já conhece os seus quatro representantes que vão ao Qatar em busca do título mundial do Red Bull Neymar Jr’s Five. Além de Consagrados F.C e Resenha 013, o País ainda contará com Fortal Bulls (feminino) e Renegados da Baixada (misto), campeões da edição 2021, nesta ‘superedição’ do evento diante de 31 países. Os jogos serão disputados nos dias 23 e 24 de maio, no Qatar, com transmissão ao vivo pela Red Bull TV e presença de Neymar Jr.