A tradição, a sustentabilidade e os esportes andam juntos no Clube dos Ingleses. Com 135 anos, a agremiação que fica no bairro José Menino, em Santos, tem mais de 1.500 associados que participam das modalidades recreativas ou competitivas, é bastante conhecido por suas diversas festas e confraternizações ao longo do ano e também mostra desde sempre sua preocupação com o meio ambiente. A existência de uma grande área verde e as ações que envolvem a economia de energia comprovam isso.
No início de 2023, foi implantado um sistema de energia fotovoltaica, com 287 placas solares que atingem toda a parte construída e gerando energia limpa para atender à demanda da agremiação.
“A iniciativa permitiu uma economia já comprovada de 50%, atingindo uma parte da nossa meta que é ampliar todo o sistema”, afirma o presidente do Clube dos Ingleses, Marcelo Oliveira. O investimento chegou perto de R$ 500 mil, aprovado por unanimidade pelos sócios e Conselho Deliberativo.
Preservar a área verde existente está igualmente no roteiro. Dos 25 mil m2 da agremiação, a área não edificada gira em torno de 19 mil m2, para a qual são destinadas atenção e dedicação máximas. “Nossos funcionários da manutenção cuidam dessa área, tendo como foco a jardinagem, com profissional especializado justamente para identificar a correta manutenção das árvores, plantas e as flores que necessitam de cuidado especial”, explica o presidente.
Para o futuro, a intenção do Clube dos Ingleses é reforçar as iniciativas sustentáveis. “A sustentabilidade é uma preocupação constante nossa. Nossa ideia é manter a área verde atual, sem edificações e criando novas áreas sustentáveis para utilização social”, projeta Oliveira.
Foco esportivo
O olhar para os esportes é total no Clube dos Ingleses. A agremiação tem mais de oito modalidades, incluindo tênis, futsal, futebol society, patinação, badminton, tênis de mesa, boxe, judô e caratê. E não fica só nelas quando o assunto é abrigar competições.
“Toda modalidade que existe atualmente tem, por consequência, a disputa de campeonatos internos e abertos, além de buscarmos novas modalidades. Já fizemos a Copa do Mundo de Padbol (mistura de futebol e tênis) e seletiva para o Mundial de Teqball (união de futebol e tênis de mesa), além de eventos de MuayThai. Não são esportes que temos no clube, mas trazemos para dentro desta forma. E estamos abertos a outras competições”, exemplifica o presidente.
O foco esportivo também passa pelo exemplo de Beth Gomes. Com títulos e quebras de recorde constantes tanto no arremesso de disco quanto no de peso, a atleta fez no clube toda sua preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris. “Para que isso acontecesse, fizemos uma parceria com a Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes). É um orgulho nosso que ela treine nos Ingleses”, completa Oliveira.
O lado social envolvendo o esporte também não é esquecido pela agremiação do José Menino. “Todos as modalidades, por intermédio dos concessionários, são feitas para os associados, mas é obvio que o clube está aberto para os não sócios quando o assunto envolve os esportes. Além disso, cada uma tem que apresentar duas ou três vagas para as crianças carentes da comunidade”, revela o presidente do Clube dos Ingleses.
Festas
Além das atividades esportivas, o Clube dos Ingleses é reconhecido na cidade de Santos (SP)por seu calendário anual de festas, que atraem pessoas de todas as idades como o ‘Arraiá dos Ingleses & Caiçara”, considerado um dos eventos juninos mais tradicionais do litoral paulista e as festas de Natal de Natal, com a chegada de Papai Noel no gramado principal do clube o Reveillon.
Celebração
Para comemorar os 135 anos, no dia 10 de agosto (sábado), das 10 às 18 horas, o Clube dos Ingleses realizará um evento para sócios e convidados com shows de Gibi Wagner & Jr Rivera, Edgar Pereira & Samba de Raiz e Julio Baliah, e, também haverá o desafio de tênis das estrelas.
A celebração terá as participações de Lucas Louro, Marcelo Vilani, João Saiago, Pedro Curcci, André Barros, Felipe Pontes, Índio, Paulo Alipio e outros.
Outras presenças especiais durante as comemorações da tradicional agremiação do José Menino serão os eternos craques do Santos Futebol Clube. O volante Clodoaldo, campeão mundial pela Seleção Brasileira na Copa de 1970, e o ponta-direita Manoel Maria serão alguns dos nomes.