Cena

Cine Comunidade Santos encerra temporada com sessões especiais

20/03/2025 Isabela Marangoni
Mariana Tineo/Divulgação

O Cine Comunidade Santos entra em sua reta final a partir de hoje (20), encerrando uma temporada marcada por sessões lotadas, democratização do acesso ao cinema e inclusão social. Para celebrar o sucesso da iniciativa, o projeto promove exibições especiais até sábado (22).

Pioneiro no cinema itinerante da região, o programa teve sua primeira fase entre 2011 e 2017, idealizado pelo crítico de cinema e produtor cultural André Azenha. Em setembro de 2024, retornou com força total sob a cooperação do Instituto CineZen Cultural, com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de um edital do Estado de São Paulo, no qual foi um dos primeiros apresentados. Desde então, já realizou 30 sessões gratuitas em mais de 10 espaços da Baixada Santista, atingindo cerca de 6 mil pessoas.

A temporada começou com uma abertura na Concha Acústica de Santos, onde o clássico ‘Tempos Modernos’ foi exibido com trilha sonora ao vivo do Mario Tirolli Trio. O projeto já levou cinema a escolas, ONGs, centros culturais e associações de bairro, passando por espaços como o Instituto Arte no Dique, Associação Projeto Tia Egle, Escola Olga Cury, Cinemateca de Santos, Conservatório Musical de Cubatão, Ação de Recuperação Social do Saboó, Associação Projeto Tamtam, Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente e Núcleo Marapé da Secretaria Municipal de Educação.

SESSÕES DE ENCERRAMENTO

Para coroar esta edição, o projeto promove suas últimas sessões da temporada: hoje (20), serão realizadas duas exibições infantis no Instituto Arte no Dique (Av. Brg. Faria Lima, 1349 – Radio Clube), às 10h e às 14h; amanhã (21), na Associação Projeto Tamtam (Avenida Pinheiro Machado, 48 – 3º piso), às 17h30, com um filme focado em inclusão; e sábado (22), as últimas sessões serão na Casinha do Tarzan (R. Santa Helena, s/nº – Morro de São Bento) às 14h e às 17h. Todas as exibições terão distribuição gratuita de pipoca.

IMPACTO DO PROJETO

Coordenado pelos produtores culturais André e Paula Azenha, o Cine Comunidade Santos integra uma série de iniciativas promovidas por eles, como o Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, Culturalmente Santista: Fórum Cultural e Criativo de Santos, Geek Comunidade Palafitacon, Festival Batman Day e CineZen Edições Literárias.

Para André Azenha, este é um dos projetos mais significativos de sua trajetória, pois reflete a essência do que acredita com o CineZen Cultural: a arte como ferramenta de cidadania, educação e transformação social.
“O cinema é a arte mais poderosa, pois reúne todas as outras em si. Estamos em busca de parceiros, editais e patrocínios para uma nova temporada, com mais sessões e um alcance ainda maior – quem sabe para toda a Baixada Santista”, afirma.

Ele destaca que o impacto do projeto é amplo, atingindo diversos públicos, de crianças a idosos.
“Mesmo que Santos tenha uma das maiores mídias de público por sessão de cinema no Brasil, ainda há muitas pessoas sem acesso. Alguns não têm dinheiro para a passagem de ônibus, para um Uber, ou simplesmente não conseguem ir até uma sala de cinema. Como diria o poeta: a arte tem que estar onde o povo está.”

O sucesso da temporada 2024/2025 reforça a relevância do Cine Comunidade Santos. Com uma trajetória consolidada e uma recepção calorosa do público, o projeto encerra esta fase com a certeza de ter cumprido sua missão – e com o desejo de continuar levando cultura e inclusão a ainda mais pessoas.